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dc.contributor.advisorFontana, Hugo Antonio
dc.creatorAbreu, Jacqueline Alves
dc.date.accessioned2015-08-11T13:36:04Z
dc.date.available2015-08-11T13:36:04Z
dc.date.issued2011-08-16
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/930
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractThis paper presents an analysis of actual public policy in a kindergarten of the Municipal Fortaleza-Ce, trying to highlight the importance of school management in implementing these policies within the nursery. To carry out this work was done a study on the concept of public policy, the trajectory of early childhood education and legislation on this type of education, a reflection on child development and analysis of data collected. The paper aims to confront the public policy for Early Childhood Education with the reality that exists between a municipal nursery in Fortaleza as well as discuss the management of the institution researched how feasible the challenge of reality that exists in the legislation. To perform the work was used a descriptive qualitative research where the researcher was regarded as a fundamental instrument, the environment as a source of data, its descriptive and inductive approach. This research worked with the meanings, emotions, motives, aspirations, beliefs, values and attitudes of all who have participated. Based on interviews, observations and questionnaires to the different segments that make up the institution can make an analysis of data collected.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação infantilpor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.titleA realidade das políticas públicas para a educação infantil no CEI do Sistema Municipal de Educação de Fortaleza - CEpor
dc.title.alternativeThe reality of public policy in cis to early childhood education system of education city Fortaleza - CEeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Fortaleza, CE, Brasilpor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoO presente trabalho apresenta uma análise da realidade das políticas públicas num Centro de Educação Infantil - CEI do Sistema Municipal de Educação de Fortaleza- CE, procurando ressaltar a importância da gestão escolar na execução dessas políticas no âmbito da creche. Para realização desse trabalho foi feito um estudo sobre o conceito de políticas públicas, a trajetória da Educação Infantil e a legislação sobre essa modalidade de ensino, uma reflexão sobre desenvolvimento infantil e a análise dos dados coletados. Tem como categorias a gestão escolar, a Educação Infantil e as políticas públicas. A monografia tem como finalidade confrontar as políticas públicas para Educação Infantil com a realidade existente entre um CEI da rede Municipal de Educação de Fortaleza, bem como discorrer sobre a gestão da instituição pesquisada de como viabiliza o desafio da realidade com o que existe na legislação. Para realizar o trabalho foi usada uma pesquisa qualitativa descritiva onde foi considerado o pesquisador como instrumento fundamental, o ambiente como fonte de dados, seu caráter descritivo e enfoque indutivo. Esta pesquisa trabalhou com os significados, as emoções, os motivos, as aspirações, as crenças, valores e atitudes de todos que tiveram participação. A partir de entrevistas, observações e questionários com os diferentes segmentos que fazem a instituição pode-se tecer uma análise dos dados coletados.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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