Mostrar registro simples

dc.creatorHuber, Renata
dc.date.accessioned2010-08-09
dc.date.available2010-08-09
dc.date.issued2010-07-15
dc.identifier.citationHUBER, Renata. ENVIRONMENT AND MYTHS IN ACADEMIC DISCOURSES AND PRACTICES: AN ANALYSIS OF MONOGRAPHS / DISSERTATIONS FROM PPGGeo / UFSM. 2010. 157 f. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9321
dc.description.abstractThis study consists of documental research on samples of monographs and dissertations, which are part of the Post-Graduate in Geography and Geosciences, Federal University of Santa Maria (PPGGeo / UFSM), and they have in their thematic study of environment. It was observed from these samples, the environmental discourse defended by its authors and the underlying myths that lead the work, because it is considered that the myths are the ideals of the community and people of archetypal form and uniform concepts and beliefs. For that took into account the development of environmentalism in the brazilian society, contemporary theories about the environment, the conceptual theoretical framework adopted by the Geography and bequeathed (and myth) to their successors, the way the myths and archetypes permeate and influence the development of science, and how myths affect the relationship between society and nature. Thus, this research emerged in which ideas that are dominant in the construction of a placement pattern of the scientific community. The results were divided into two categories, one representing the contradictory discourse of practice and the other, the absence of conflict between discourses and practices, both founded by the influence of myths. The mythology of Paradise Lost was dominant in the work and it unfolds in separating man and nature, the main dichotomy in Geography. In turn, it was found that this same myth is the main source of contradictions between the discourses and practices in academic monographs and dissertations from PPGGeo.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAmbientepor
dc.subjectMitospor
dc.subjectMeio ambiente e sociedadepor
dc.subjectEnvironmenteng
dc.subjectMythseng
dc.subjectSocietyeng
dc.titleAmbiência e mitos nos discursos e práticas acadêmicas: uma análise das monografias e dissertações do PPGGeo/UFSMpor
dc.title.alternativeEnvironment and myths in academic discourses and practices: an analysis of monographs / dissertations from PPGGeo / UFSMeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho resulta de pesquisa documental realizada sobre amostras de monografias e dissertações defendidas, que fazem parte do Programa de Pós-Graduação em Geografia e Geociências da Universidade Federal de Santa Maria (PPGGeo/UFSM), e que possuem em sua temática o estudo do ambiente. Observou-se, destas amostras, o discurso ambiental defendido por seus autores e os mitos subjacentes que conduzem os trabalhos, pois considera-se que os mitos são os ideais da coletividade e povoam de forma arquetípica e uniforme os conceitos e crenças. Para isso levou-se em consideração o desenvolvimento do ambientalismo na sociedade brasileira, as teorias contemporâneas a respeito do ambiente, o conceitual teórico adotado pela Geografia e deixado como herança (e mito) para seus sucessores, a maneira como os mitos e arquétipos permeiam e influenciam o desenvolvimento das Ciências, e como os mitos condicionam a relação sociedade/natureza. Assim, emergiram desta pesquisa quais as idéias que são dominantes na construção de um posicionamento padrão dessa comunidade científica. Os resultados foram separados em duas categorias, uma representa o discurso contraditório à prática e a outra, a ausência de contradição entre discursos e práticas, ambas fundamentadas pela influência dos mitos. A mitologia do Paraíso perdido foi dominante nos trabalhos e essa desdobra-se na separação homem/natureza, principal dicotomia em Geografia. Por sua vez, constatou-se que este mesmo mito é a principal fonte de contradições entre os discursos e práticas acadêmicas nas monografias e dissertações do PPGGeo.por
dc.contributor.advisor1Souza, Bernardo Sayão Penna e
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4768570Z8por
dc.contributor.referee1Suertegaray, Dirce Maria Antunes
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4783001E0por
dc.contributor.referee2Wizniewsky, Carmen Rejane Flores
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4772350P6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4247688Z9por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentGeociênciaspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografia e Geociênciaspor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::GEOCIENCIASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples