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dc.creatorFagundes, Luciele Alves
dc.date.accessioned2013-05-06
dc.date.available2013-05-06
dc.date.issued2012-08-07
dc.identifier.citationFAGUNDES, Luciele Alves. Technical education in the mst: the case of the Technical Course in Agropecuary Specialized in Agroecology at Educar Institute, Pontão, RS. 2012. 100 f. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9357
dc.description.abstractThis study investigates about technical education in the Landless Rural Workers Movement (MST in Portuguese) by focusing on the Agropecuary Technical Course specialized in Agroecology offered by Educar Institute, which is located in Pontão, in the north of Rio Grande do Sul State. This research aims to understand the educational processes promoted by the technical education of the MST. The same way, this study tries to comprehend how the MST congregates the technical education with a popular education purpose; observe the articulation of high school and technical education; and, finally, get to know and describe the management and physical structure of the school. This investigation consists on a study case, under a qualitative approach, being characterized as a descriptive research. Among the contributions brought up to discussion, it is highlighted the school organization based on the Escola Comuna principles, besides the unique experience in education promoted by the MST. Although it still presents characteristics of traditional education, it is advancing towards education. Moreover, the rural education theme is emphasized, since the purpose of the Movement is based on its principles, trying to guarantee education about and in the rural area for the rural population which continues to be left out from public policies. It is also emphasized the objective of educating not only technicians in agroecology, but also militants who search to accomplish their demands in the settlements. Thus, the educational process triggered by the MST remains a differentiated, complex and broad process that organizes and territorializes the Movement, as well as serves as an example to the Brazilian society.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino técnicopor
dc.subjectMSTpor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectEducação popularpor
dc.subjectInstituto Educarpor
dc.subjectTechnical educationeng
dc.subjectRural educationeng
dc.subjectPopular educationeng
dc.subjectEducar instituteeng
dc.titleO ensino técnico no MST: o caso do Curso Técnico em Agropecuária com habilitação em Agroecologia do Instituto Educar, Pontão, RSpor
dc.title.alternativeTechnical education in the mst: the case of the Technical Course in Agropecuary Specialized in Agroecology at Educar Institute, Pontão, RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho aborda a questão do ensino técnico no âmbito do Movimento dos Trabalhadores Rurais Sem Terra, e tem como foco o curso técnico em agropecuária com habilitação em agroecologia do Instituto Educar, localizado em Pontão, na porção norte do Rio Grande do Sul. Tendo por objetivo compreender o processo de formação promovido pelo ensino técnico do MST. Para tanto buscou-se compreender como o MST congrega a proposta do ensino técnico com a proposta de educação popular; observar a articulação do ensino médio com o técnico, além de conhecer e descrever a gestão e a estrutura física da escola. A pesquisa está inserida na proposta do estudo de caso, sob uma abordagem de natureza qualitativa, caracterizando-se como uma pesquisa descritiva. Dentre as contribuições trazidas à discussão, destacam-se a organização da escola a partir dos preceitos da Escola Comuna, além da experiência singular em educação promovida pelo MST, que ainda apresenta traços da educação tradicional, porém dá um grande passo no sentido em que avança com a formação baseada na educação popular. Além disso, salienta-se o tema da educação do campo, visto que a proposta do Movimento baseia-se nos seus princípios, buscando garantir educação do e no campo para a população do meio rural, a qual em muitos casos continua à margem do alcance das políticas públicas. Ressalta-se também o objetivo da escola em formar não apenas técnicos na área de agroecologia, mas também militantes a fim de atender suas demandas nos assentamentos. Assim, o processo educativo deflagrado pelo MST continua sendo um processo diferenciado, complexo e amplo que organiza e territorializa o Movimento, além de servir de exemplo à sociedade brasileira.por
dc.contributor.advisor1Meurer, Ane Carine
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6724702305350914por
dc.contributor.referee1Wizniewsky, Carmen Rejane Flores
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9604409518707631por
dc.contributor.referee2Lucas, Rosa Elane Antoria
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7936131084703343por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8537000839913965por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentGeografiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor


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