Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSantos Neto, Luiz Antônio dos
dc.creatorAthayde, Vanya da Silva de
dc.date.accessioned2015-08-12T13:08:02Z
dc.date.available2015-08-12T13:08:02Z
dc.date.issued2011-10-14
dc.date.submitted2011
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/935
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria,Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2011.por
dc.description.abstractWe are inserted in a society highly competitive and the technological advances, undoubtedly, are contributing to significant changes in terms of competences required from the people. Such technologies are radically changing the learning in the world once they consider since the primordial writing, up to the more sophisticated digital processes. Thus, this paper, aims at discussing the use of learning objects as resources in the literacy process of students from the 1st year of elementary school. Besides that, it aims at clarifying how the technologies are been inserted in the schools enabling that the teaching /learning process can be integrated and qualified. The investigations were done to verify the efficiency of such instruments and three months of analysis were spent for doing so. When this period ended up, it was possible to observe how the softwares lead the students to think, make hypothesis and enable situations that help their autonomy, since the results in the classroom were significantly improved.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTecnologias da informação e da comunicação na sala de aulapor
dc.subjectAlfabetizaçãopor
dc.subjectAprendizagempor
dc.titleO uso das tecnologias da informação e da comunicação como instrumento facilitador da alfabetizaçãopor
dc.title.alternativeThe use of Information and Communication as a facilitator of literacyeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoEstamos em uma sociedade altamente competitiva e os avanços tecnológicos vêm, sem dúvida, contribuindo para mudanças significativas em termos das competências exigidas às pessoas. Essas tecnologias chegaram e revolucionaram o aprendizado no mundo. Elas vão desde a primordial escrita a sofisticados processos de digitalização. Este artigo pretende colocar em discussão o uso de recursos no processo de alfabetização de alunos do 1º ano do ensino fundamental. Visa esclarecer como as tecnologias estão entrando nas escolas, possibilitando que o processo ensino aprendizagem seja integrado e qualificativo. As investigações foram feitas para verificar a eficiência destes instrumentos, tivemos um período de três meses para análise. Terminando este período podemos observar o quanto os softwares levam os alunos a pensar, levantar hipóteses e oportunizar situações que favoreçam sua autonomia, uma vez que, os resultados em sala de aula foram significativamente melhores.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples