Mostrar registro simples

dc.creatorLamb, Catia Regina Züge
dc.date.accessioned2013-10-11
dc.date.available2013-10-11
dc.date.issued2013-03-25
dc.identifier.citationLAMB, Catia Regina Züge. UNIVERSIDADE FEDERAL DE SANTA MARIA: A PLACE FOR THE DEAF. 2013. 159 f. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9368
dc.description.abstractThe changes which have occurred in our society, both in local and global scale, have demanded a discussion about issues concerning the inclusion and permanence of people with special needs, especially in undergraduate education where this demand has been expanding. The access and permanence of deaf students in Brazilian universities have made us to wonder whether the Federal University of Santa Maria (UFSM) constitutes a place for deaf individuals experience the academic knowledge. Therefore, the aim of this research is to analyze in which aspects the UFSM itself constitutes a place for a deaf student to experience the academic knowledge, by analyzing the deaf students´ path in the Institution since 1981 (when the first Deaf student enrolled) and what has been done so far to assure them their access and permanence. This study is based on an exploratory and qualitative research whose data were collected through semi-structured interviews with students and alumni of the UFSM, plus a narrative built on the author‟s own experiential data while working as a translator / interpreter of the Brazilian Signal Language at the Institution mentioned in the study. It is thought that the UFSM has become a pioneer institution concerning the accessibility of deaf subjects and has been working to include and maintain these students in its several courses, however it still needs to work in order to propose and implement public policies, where everyone involved in the teaching and learning process are invited to participate, to propose and to transform.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSurdopor
dc.subjectLugarpor
dc.subjectDiferençapor
dc.subjectUniversidadepor
dc.subjectDeafeng
dc.subjectPlaceeng
dc.subjectDifferenceeng
dc.subjectUniversityeng
dc.titleUniversidade Federal de Santa Maria: um lugar para os surdospor
dc.title.alternativeUniversidade Federal de Santa Maria: a place for the deafeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs transformações ocorridas em nossa sociedade, tanto em escala local quanto mundial, ocasionaram a necessidade de debatermos questões sobre a inclusão e permanência das pessoas com necessidades especiais, principalmente no ensino superior que vem ampliando essa demanda. O acesso e a permanência de acadêmicos surdos nas universidades brasileiras têm nos possibilitado pensar se a Universidade Federal de Santa Maria (UFSM) se constitui ou não, em um lugar para os sujeitos surdos vivenciar e experienciar o conhecimento acadêmico. Para tanto, o objetivo dessa pesquisa é analisar a trajetória dos surdos na instituição desde 1981 (quando ingressou o primeiro surdo) e o que esta tem feito para garantir-lhes o acesso e a permanência. Este estudo é caracterizado como uma pesquisa exploratória de caráter qualitativo e os dados foram coletados a partir de entrevistas semiestruturadas com alunos e ex-alunos da UFSM, além de uma narrativa construída com base em dados experienciais da autora, enquanto atuava como tradutora/intérprete de Libras na instituição em estudo. Consideramos que a UFSM vem se constituindo como uma instituição pioneira na acessibilidade dos sujeitos surdos e que vem trabalhando para incluir e manter esses acadêmicos nos diversos cursos escolhidos, mas que ainda precisa caminhar no sentido de propor e executar políticas públicas, onde todos os envolvidos no processo ensino-aprendizagem sejam convocados a participar, a propor e a transformar.por
dc.contributor.advisor1Meurer, Ane Carine
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6724702305350914por
dc.contributor.advisor-co1Nogueira, Valdir
dc.contributor.advisor-co1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6289310332122934por
dc.contributor.referee1David, Cesar de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2003244296217013por
dc.contributor.referee2Thoma, Adriana da Silva
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6828229463519199por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4246006907457501por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentGeografiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples