Mostrar registro simples

dc.creatorQuoos, João Henrique
dc.date.accessioned2014-10-01
dc.date.available2014-10-01
dc.date.issued2013-08-09
dc.identifier.citationQUOOS, João Henrique. Learning objects: an essay for the use of geographic information systems in the teaching of Geography. 2013. 95 f. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9387
dc.description.abstractGeography in the school has a high degree transdisciplinary and for that to occur it is necessary allow the student comprehend the space through new pedagogical tools that make it able to investigate and understand about their actions in the world. In that context, this work aims to understand how general the Geographic Information System (GIS) as a teaching tool allows students the first year of high school integrated into the technical course in agriculture contextualize geographical knowledge and how this process occurs. Specific objectives included (a) developing GIS applications simulated as learning objects (LO), thus allowing the student to be able to contextualize the geographical knowledge through the complexity that covers the items present in the GIS, (b) include in the learning object elements interactive, with features such as simulators very similar to GIS and (c) make the learning object an application made entirely online. Methodologically, we performed the literature related to the topic under discussion. Subsequently, the data were collected and created space for the LO be applied with students. With the result of the research, it was observed that the GIS as LO has great potential to put knowledge into context, regarding teaching in geography.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEnsino de geografiapor
dc.subjectObjetos de aprendizagempor
dc.subjectSistemas de informações geográficaspor
dc.subjectCartografiapor
dc.subjectInteratividade e conhecimento pertinentepor
dc.subjectGeography teachingeng
dc.subjectLearning objectseng
dc.subjectGeographic information systemseng
dc.subjectCartographyeng
dc.subjectInteractivity and pertinent knowledgeeng
dc.titleObjetos de aprendizagem: um ensaio para o uso de sistemas de informações geográficas no ensino de Geografiapor
dc.title.alternativeLearning objects: an essay for the use of geographic information systems in the teaching of Geographyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA Geografia na escola tem um alto grau transdisciplinar e para que isso ocorra é preciso permitir ao aluno compreender o espaço por meio de novas ferramentas pedagógicas que tornem o mesmo capaz de investigar e compreender sobre suas ações no mundo. Nesse contexto, o presente trabalho tem como objetivo geral entender como o Sistema de Informações Geográficas (SIG) enquanto ferramenta pedagógica permite ao aluno do primeiro ano do ensino médio integrado ao curso técnico em agropecuária contextualizar o conhecimento geográfico e de que forma ocorre esse processo. Como objetivos específicos (a) desenvolver aplicações simuladas de SIG como objetos de aprendizagem (OA), permitindo assim ao aluno ser capaz de contextualizar o conhecimento geográfico através da complexidade que abrange os itens presentes no SIG, (b) incluir no objeto de aprendizagem elementos interativos, como simuladores com recursos muito semelhantes aos SIG e (c) tornar o objeto de aprendizagem uma aplicação realizada totalmente online. Metodologicamente, foi realizado o levantamento bibliográfico referente à temática em análise. Posteriormente, foram coletados os dados espaciais e criado os OA para ser aplicado com os alunos. Com o resultado da pesquisa, observou-se que o SIG como OA tem grande potencial em colocar o conhecimento no contexto, no que tange o ensino em Geografia.por
dc.contributor.advisor1Cassol, Roberto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0745996287597257por
dc.contributor.referee1Caten, Alexandre ten
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4065267714747712por
dc.contributor.referee2Benaduce, Gilda Maria Cabral
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0879049524486787por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7196463042755225por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentGeografiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples