Mostrar registro simples

dc.creatorWeber, Eliane
dc.date.accessioned2014-10-29
dc.date.available2014-10-29
dc.date.issued2013-10-18
dc.identifier.citationWEBER, Eliane. Perceptions regarding the environment developed in 4 and 5 years in school hall San Francisco, laying Alvorada. 2013. 123 f. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2013.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9394
dc.description.abstractEducation has a key role in the formation of the human role, aimed at preparing participants and being committed to the transformation of society. It is even more true for the educator guide students to understanding, appreciation and positive action on the space - environmental context in which they live, identifying their problems and engaging in search of effective and sustainable solutions for the same, which is of specificity with regard to education in rural areas. In this context, environmental education needs to ally itself to the various areas of human knowledge and recognition of empirical knowledge in order to promote understanding, not disfigure the peasant culture. Based on these considerations , the proposed study has the objective : Understanding the perceptions of students of 4th and 5th years of E. M. San Francisco in relation to the environment in which they live and the interrelationship with the knowledge built in this school , and specific objectives : - To characterize the specifics of working with environmental education in school ; - Investigate the perceptions of students about the environment in which live ; - Develop and evaluate an experiment in environmental education that strives to articulate the reality of Geography settlement . The prime methodology was participatory research, obtaining necessary information by conducting activities with the students, which were analyzed with the theoretical framework, linking theory and practice. Completing the importance of educators know the reality where the student is inserted , in your community , working with the social context , their relationships and interactions in society , making the most significant education.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducação ambientalpor
dc.subjectEnvironmental educationeng
dc.subjectField schooleng
dc.subjectGeography educationeng
dc.subjectPeasant cultureeng
dc.subjectEnsino de geografiapor
dc.subjectEscola do campopor
dc.subjectCultura campesinapor
dc.titlePercepções em relação ao ambiente desenvolvidas nos 4º e 5º anos na escola municipal São Francisco, assentamento Alvoradapor
dc.title.alternativePerceptions regarding the environment developed in 4 and 5 years in school hall San Francisco, laying Alvoradaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA educação possui um papel fundamental para a formação do ser humano, visando à preparação de seres participantes e comprometidos com a transformação da sociedade. Faz-se ainda mais premente para o educador orientar os alunos para a compreensão, valorização e atuação positiva sobre o contexto espaço-ambiental em que vivem, identificando suas problemáticas e engajando-se na busca de soluções efetivas e sustentáveis para as mesmas, o que se reveste de especificidade no tocante à educação em meio rural. Neste contexto, a educação ambiental precisa aliar-se às diversas áreas do conhecimento humano e ao reconhecimento dos saberes empíricos, a fim de promover a compreensão, sem descaracterizar a cultura campesina. Com base nessas considerações, a presente proposta de estudo tem por objetivo geral: Compreender a percepção dos educandos do 4º e 5º anos da E. M. São Francisco em relação ao meio em que estão inseridos e a inter-relação com os conhecimentos construídos na referida escola; e como objetivos específicos: - Caracterizar as especificidades do trabalho com educação ambiental na escola; - Investigar as percepções dos educandos sobre o meio em que vivem; - Desenvolver e avaliar uma experiência em Educação Ambiental que busca articular a Geografia à realidade do assentamento. A metodologia privilegiada foi a pesquisa participante, obtendo informações necessárias através da realização de atividades com os alunos, que foram analisadas com o referencial teórico, relacionando a teoria e a prática. Concluindo a importância de o educador conhecer a realidade onde o aluno está inserido, na sua comunidade, trabalhar com o contexto social, suas relações e interações na sociedade, tornando o ensino mais significativo.por
dc.contributor.advisor1David, Cesar De
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2003244296217013por
dc.contributor.referee1Pitano, Sandro de Castro
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/7794168164761449por
dc.contributor.referee2Meurer, Ane Carine
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6724702305350914por
dc.contributor.referee3Wizniewsky, Carmen Rejane Flores
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/9604409518707631por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9284383936675348por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentGeografiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples