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dc.creatorZimmermann, Angelita
dc.date.accessioned2015-05-06
dc.date.available2015-05-06
dc.date.issued2014-11-21
dc.identifier.citationZIMMERMANN, Angelita. HOME RURAL VALLEY JAGUARI: FORMATION OF PLANNING ELEMENTS. 2014. 192 f. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9427
dc.description.abstractIn recent years the organization of rural workers have built public policies for Rural Education, held in recognition of the reality of workers in the field who have resisted to continue producing his life in rural areas, a dispute with the country's political projects whose design, development through agribusiness. This study aims to discuss the elements of a formative experience in Field Education: the process of implementation of the Rural Family House Valley Jaguari - CFRVJ. Located in the central region of Rio Grande do Sul, the CFR that covers the municipalities of Jaguari, Mata, Santiago and surrounding counties. Based in the Pedagogy of Alternation, is demonstrated as an educational proposal, able to meet the social demands of this group that has historically been subjected to educational processes that do not effectively meet their social needs. This study was a qualitative study, by participant observation, based on theoretical Rural Youth / Field, of Field Education and Planning. It is understood that the formative elements of construction emerged that territory, are constitutive of omnilateral training and explanation of the contradictions of the capitalist system. From the perspective of the rural youth through education field, based on the Pedagogy of Alternation, built, conceived and gestated by the Association CFRVJ a collective educational process, to integrate several social actors and local institutions, encourages a dialectic relationship building knowledge, strengthens social relations, constituting a new territory. In this process, it is believed that the CFRVJ could be a proposal for strengthening the Rural Education.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCFRVJpor
dc.subjectJuventude rural/do campopor
dc.subjectEducação do campopor
dc.subjectPedagogia da alternânciapor
dc.subjectTerritóriopor
dc.subjectRural youtheng
dc.subjectField educationeng
dc.subjectPedagogy of alternationeng
dc.subjectTerritoryeng
dc.titleCasa Familiar Rural do Vale do Jaguari: elementos formativos do territóriopor
dc.title.alternativeHome Rural Valley Jaguari: formation of planning elementseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNos últimos anos, a organização dos trabalhadores do campo tem construído políticas públicas para a Educação do Campo, sustentadas no reconhecimento de uma realidade de trabalhadores e trabalhadoras do campo que têm resistido para continuar produzindo sua vida no espaço rural, uma disputa com projetos políticos do país que têm como concepção o desenvolvimento por meio do agronegócio. Este estudo objetiva compreender os elementos formativos de uma experiência em Educação do Campo: a história da Casa Familiar Rural do Vale do Jaguari CFRVJ. Situada na região central do Rio Grande do Sul, a referida CFR abrange os municípios de Jaguari, Mata, Santiago e municípios do entorno. Pautada na Pedagogia da Alternância, coloca-se como uma proposta de educação capaz de atender às demandas sociais deste grupo, que historicamente vem sendo submetido a processos educativos que não atendem efetivamente às suas necessidades sociais. O presente estudo, de cunho qualitativo, pela observação participante, fundamenta-se em teóricos da Juventude Rural/do Campo, da Educação do Campo e do Território. Compreende-se que os elementos formativos que emergem da construção desse território são constitutivos da formação omnilateral e da explicitação das contradições do sistema capitalista. A educação do campo, fundamentada na Pedagogia da Alternância, construída, pensada e gestada pela Associação CFRVJ, num processo coletivo, ao integrar diversos atores sociais e instituições locais, estimula uma relação dialética de construção do conhecimento, fortalece as relações sociais, constituindo-se num novo território. Nesse processo, acredita-se que a CFRVJ poderá ser uma proposta para o fortalecimento da Educação do Campo.por
dc.contributor.advisor1Meurer, Ane Carine
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6724702305350914por
dc.contributor.referee1Wizniewsky, Carmen Rejane Flores
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9604409518707631por
dc.contributor.referee2Ribeiro, Marlene
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/7053041452604447por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7548796037921237por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentGeografiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor


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