Mostrar registro simples

dc.creatorLeal, Carmen Luyara Canabarro
dc.date.accessioned2016-08-31
dc.date.available2016-08-31
dc.date.issued2016-07-08
dc.identifier.citationLEAL, Carmen Luyara Canabarro. CURRENT THINKING GEOGRAPHIC AND WORKING CONDITIONS: TEACH GEOGRAPHY IN NETWORK MUNICIPAL SANTA MARIA/RS. 2016. 118 f. Dissertação (Mestrado em Geociências) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2016.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9466
dc.description.abstractThis dissertation brings a research on geography education in the Municipal Network of Santa Maria/RS, mediation between the trends of geographical thought and working conditions that afflicts education professionals. It is considered the various currents of geographical thought that have arisen lately and come to the schools, according to the training and design of each teacher and the work context to which they belong. Thus, it has been as problematic trace some parameters for understanding the following question: how is to teach geography in schools in Santa Maria/RS? To understand this question outlined aspects of transformation in the teaching of geography in recent years to realize the manifestation of geographical thought currents and the working situation of the professional in the midst of capitalist logic. In order to achieve the goals held interviews with fifteen Geography teachers from municipal public of Santa Maria/RS, with issues relating to the two axes raised. It found a lack of adequate continuing education, dealing with issues deemed appropriate by the teachers themselves; the need for better working conditions, especially as regards the best infrastructure and more professionals, considering that the current overloaded. Finally, he noted that the teacher's role is in addition to teaching a critical Geography, is in direct dealing the social nature of issues and the structure of the current economic system, which precarious education of the mass of workers and precarious their conditions work.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCorrentes do pensamento geográficopor
dc.subjectCondições de trabalhopor
dc.subjectEnsino de geografiapor
dc.subjectTrends of geographical thoughteng
dc.subjectWork conditionseng
dc.subjectGeography teachingeng
dc.titleCorrentes do pensamento geográfico e condições de trabalho: ensinar geografia na rede municipal de Santa Maria/RSpor
dc.title.alternativeCurrent thinking geographic and working conditions: teach geography in network municipal Santa Maria/RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta dissertação traz uma pesquisa a respeito do ensino de Geografia na Rede Municipal de Santa Maria/RS, a mediação entre as correntes do pensamento geográfico e as condições de trabalho a que estão submetidos os profissionais da educação. Considera-se as diversas correntes do pensamento geográfico que têm se manifestado ultimamente e chegado às escolas, de acordo com a formação e concepção de cada professor e o contexto de trabalho ao qual se inserem. Assim, tem-se como problemática traçar alguns parâmetros para a compreensão do seguinte questionamento: como é ensinar geografia nas escolas de Santa Maria/RS? Para o entendimento dessa questão se traçou aspectos em transformação no ensino de Geografia nos últimos anos para perceber a manifestação das correntes de pensamento geográfico, bem como a situação trabalhadora do profissional em meio à lógica capitalista. De forma a atingir os objetivos propostos realizou-se entrevistas a quinze docentes de Geografia da Rede Pública Municipal de Santa Maria/RS, com questões relativas aos dois eixos levantados. Constatou-se a carência de uma formação continuada adequada, que trate de temas considerados pertinentes pelos próprios docentes; a necessidade de melhores condições de trabalho, especialmente no que se refere a melhor infraestrutura e maior número de profissionais, tendo em vista que os atuais estão sobrecarregados. Por fim, notou-se que o papel do professor está além de ensinar uma Geografia crítica, está no trato direto a questões de cunho social e da estrutura do sistema econômico vigente, que precariza a educação da massa de trabalhadores, bem como precariza suas condições de trabalho.por
dc.contributor.advisor1Cardoso, Eduardo Schiavone
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4736831A9por
dc.contributor.referee1Rego, Nelson
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4786453H9por
dc.contributor.referee2Meurer, Ane Carine
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4792773D0por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/6924825980111040por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentGeografiapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Geografiapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::GEOGRAFIApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples