Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorRocha, Karla Marques da
dc.creatorAlli, Danise Santos
dc.date.accessioned2015-08-14T11:56:30Z
dc.date.available2015-08-14T11:56:30Z
dc.date.issued2012-12-07
dc.date.submitted2012
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/946
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Tecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2012.por
dc.description.abstractIn order to make the discipline of chemistry more appealing to students of the first year of high school, this study proposed a qualitative methodology, as focal point to the interest of the student to the study of the periodic table, relating it to the approach of certain pleasurable sensations in the human body. Students observe, from a video and an activity with the use of educational technologies in network, what the sensations of pleasure that molecules such as dopamine, endorphins, Norepinephrine, Serotonin and adrenaline, phenylethylamine, can result in the organism. Were highlighted the chemical elements carbon, hydrogen, oxygen and nitrogen, participants of the molecules studied. In the sequence, they learned the rules of location of the elements on the periodic table. This methodology intended to motivate the student to learning, bringing to the context of classes a theme related to the discovery phase that experience. It was noticed that the use of video and Internet research, have become the most interesting lessons, relaxed and interactive.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectEmoçõespor
dc.subjectMetodologiapor
dc.subjectQuímicapor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.titleA abordagem das emoções produzidas pelo amor e paquera: atrativo ao aprendizado da tabela periódica, para alunos do primeiro ano do ensino médiopor
dc.title.alternativeThe approach of emotions and produced by love dating: attractive to learning the periodic table for first year students of the high schooleng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationTecnologias da Informação e da Comunicação Aplicadas à Educação, EaDpor
dc.description.resumoNa intenção de tornar a disciplina de Química mais atraente para os alunos do primeiro ano do Ensino Médio, foi proposta uma metodologia qualitativa, visando o interesse do aluno para o estudo da Tabela Periódica, relacionando-a a abordagem de determinadas sensações agradáveis no organismo humano. Os estudantes observaram, a partir de um vídeo e uma atividade com o uso das tecnologias educacionais em rede, quais as sensações de prazer que moléculas como Dopamina, Endorfina, Noradrenalina, Feniletilamina, Serotonina e Adrenalina, podem provocar no organismo. Foram destacados os elementos químicos Carbono, Hidrogênio, Oxigênio e Nitrogênio, participantes das moléculas pesquisadas. Partindo destes, aprenderam as regras de localização dos elementos na Tabela Periódica. Esta metodologia visou incentivar o aluno para o aprendizado, trazendo ao contexto das aulas um tema relacionado à fase de descobertas que vivenciam. Percebeu-se que o uso do vídeo e da pesquisa na Internet, tornaram as aulas mais interessantes, descontraídas e interativas.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples