dc.contributor.advisor | Minuzzi, Reinilda de Fátima Berguenmayer | |
dc.creator | Alcântara, Luciana Azambuja | |
dc.date.accessioned | 2015-08-14T13:46:43Z | |
dc.date.available | 2015-08-14T13:46:43Z | |
dc.date.issued | 2006-04-13 | |
dc.date.submitted | 2006 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/950 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Curso de Especialização em Arte e Visualidade, RS, 2006. | por |
dc.description.abstract | This study focused on preparing an artistic work based on the linear design,
emphasizing aesthetic qualities in association with design language aspects related
to the modulation and to the exploration of the symmetries at idealization and final
presentation. Thus, as artistic panels, two-dimensional structures made of small
wood pieces were visually explored, obtaining different rhythmic answers through the
displacement and the arrangement of modules able to interact – active participation –
of the creator. These modular arrangements are related to a rhythmic visual reading
of line, color and form, researching possibilities of composition and of visual creation
on the plane and in the space. The methodology of the work development came from
an exploratory stage (creative process) where the linear process was intentional by
being a marked trait of the personal work added to the bibliographic research that
contributed to the study theoretical grounding, seeking in the fields of art and design
for authors, artists and questions having to do with the proposal, highlighting the
close relationship between art and design in the contemporary world. This work was
aimed at starting and stimulating a reaction from an action, trying in the art universe
different ways to communicate with the world and with the self-identity. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Desenho linear | por |
dc.subject | Painéis | por |
dc.subject | Interação | por |
dc.subject | Participação ativa | por |
dc.title | A estética do desenho linear na criação de painéis modulares | por |
dc.title.alternative | The aesthetics of linear design concerning the creation of modular panels | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Arte e Visualidade | por |
dc.description.resumo | O presente estudo concentrou-se em preparar uma obra artística com base no
desenho linear, enfatizando em sua concepção e feitura qualidades estéticas
associadas a aspectos da linguagem do design, relativos à modulação e à
exploração das simetrias na idealização e apresentação final. Assim, na forma de
painéis artísticos, explorou-se visualmente, estruturas bidimensionais constituídas
por pequenas peças móveis em madeira, obtendo diferentes respostas rítmicas
através do deslocamento e disposição de módulos, capazes de interação -
participação ativa- do espectador/fruidor. Essas combinações modulares
correspondem a uma leitura visual ritmada de linha, cor e forma, pesquisando
possibilidades de composição e de criação visual no plano e no espaço. Os
procedimentos metodológicos para o andamento do trabalho partiram de uma fase
exploratória (processo criativo) onde a linearidade foi intencional por ser um traço
marcante do trabalho pessoal, somada à pesquisa bibliográfica que contribuiu para a
fundamentação teórica do estudo, buscando na esfera da arte e do design autores,
artistas e questões pertinentes à proposta, ressaltando a estreita relação entre arte e
design no mundo contemporâneo. A intenção ao idealizar a obra foi gerar e
estimular uma reação a partir de uma ação, experimentando, no universo da arte,
diferentes formas de comunicação com o mundo e com a própria identidade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Artes e Letras | por |