Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorCosta, Mara Regina Nieckel da
dc.creatorSilva, Adão Ademir da
dc.date.accessioned2015-08-24T15:09:41Z
dc.date.available2015-08-24T15:09:41Z
dc.date.issued2008-10-25
dc.date.submitted2008
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/962
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial- Altas Habilidades/Superdotação, RS, 2008.por
dc.description.abstractThis article aims to analyze the educational context in which the gifted student is included. In this sense, we tried to do a reflection, from a theoretical construct about the proposed school care provided to this student and, above all, of rethinking the roles of the psychologist in this process, suggesting actions and practices for dealing with the emotional demands of the actors involved in this scenario. It supports the importance of "listening", a psychoanalytic perspective, and the proposal for enrichment of Joseph Renzulli (1978). In this interdisciplinary field to pupil attendance, we find the work of psychologist developed jointly with teachers both in institutional issues, but also intervened in the emotional and relational aspects of gifteds students. Officers of education, which includes the psychologist, need to promote interdisciplinary and build something new and different from everything that has been practiced in the school demanding that effect a paradigm shift, where flexibility, listening and dialogue are common practices among the staff of the educational process in search of that all learn and also teach.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAltas habilidadespor
dc.subjectSuperdotaçãopor
dc.subjectPsicologia escolarpor
dc.subjectAfetividade na educaçãopor
dc.titleReflexões acerca do atendimento escolar de alunos com AH/SD: repensando a questão da escuta do aluno e de suas necessidades afetivaspor
dc.title.alternativeReflections on the service for school gifted students: rethinking issue of student and listening to your needs affectedeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localSanta Maria, RS, Brasil.por
dc.degree.specializationEducação Especial- Altas Habilidades/Superdotaçãopor
dc.description.resumoO presente artigo objetiva analisar o contexto educacional, no qual, está incluído o aluno com altas habilidades/superdotação (AH/SD). Neste sentido, buscou-se fazer uma reflexão, a partir de um construto teórico, acerca da proposta de atendimento escolar prestado a este educando e, principalmente, do repensar os papéis do psicólogo neste processo, sugerindo ações e práticas de atendimento das demandas emocionais dos atores envolvidos neste cenário. Defende-se a importância da "escuta", numa perspectiva psicanalítica, e da proposta de enriquecimento de Joseph Renzulli (1978). Neste campo interdisciplinar de atendimento ao aluno, percebe-se o trabalho do psicólogo desenvolvido em conjunto com os professores tanto nas questões institucionais, como também, intervindo nos aspectos relacionais e afetivos dos alunos com AH/SD. Os agentes de educação, no qual se inclui o psicólogo, precisam promover a interdisciplinaridade e construir algo novo e diferente de tudo que já se praticou na escola, exigindo, neste sentido, uma mudança de paradigma, onde a flexibilidade, a escuta e o diálogo sejam práticas comuns entre os agentes do processo educacional na busca de que todos aprendam e também ensinem.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples