dc.contributor.advisor | Antunes, Mara Rubia | |
dc.creator | Berguemmayer, Luciane Conterato | |
dc.date.accessioned | 2015-08-24T19:00:29Z | |
dc.date.available | 2015-08-24T19:00:29Z | |
dc.date.issued | 2009 | |
dc.date.submitted | 2009 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/964 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2009. | por |
dc.description.abstract | The objective of this study was to analise the contribution of eutonia in the
construction of corporeal form in a visual disabled (VD) person, through therapeutical
and pedagogical exercises. Participated of this study a female person with VD. As a
method to colect the details was used an anamnese record where appear in informations with regards to the subject of the research, in function of age, sex, schooling, VD diagnosis and description. It was used as well, descriptive opinions by the researchers at the end of each class, in wich was described a diagnosis from the student, watching her deficiencies, her development stage, her limitations, her possibilities and potentiality. In the end, it was carried through a photographic registration of the student during the classes. The details analysis based itself in the observation of these registers and the analysis and interpretation of the descriptive opinions. The student presented a good cognitive control, speaking and understanding naturally what was requested. The language was the sound sensitive, tactile, auditive and body language. She got a good performance in the motor area, presenting difficulty in exercises wich involved walk, balance, posture and the space perception by the fact of not seen. It was perceived the necessity and importance of owning a stimulate program in motor sense uniting the eutonia with therapeutical and pedagogical exercises already worked in physical education. Since new experiences of movements in physical education classes can make possible the exploration of the subject’s corporeal form in a full way providing many benefits in the sensitive, auditive, tactile and motor area to the person with VD. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Eutonia | por |
dc.subject | Corporeidade | por |
dc.subject | Deficiência visual | por |
dc.title | A contribuição da eutonia na construção da corporeidade da pessoa com deficiência visual: um estudo de caso | por |
dc.title.alternative | The Contribution of Eutonia in the construction of corporeal form in a visual disabled person | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | O objetivo deste estudo foi o de analisar a contribuição da Eutonia na construção da corporeidade da pessoa com deficiência visual (DV), através de exercícios terapêuticos e pedagógicos. Participou deste estudo uma pessoa com DV, do sexo feminino. Como método para a coleta de dados foi utilizada uma Ficha de Anamnese onde constavam informações a respeito do sujeito da pesquisa em função da idade, sexo, escolaridade, diagnóstico e classificação da DV. Também foram utilizados Pareceres Descritivos pela pesquisadora ao final de cada aula, nos quais foi descrito um diagnóstico da aluna observando sua deficiência, seu estágio de desenvolvimento, suas limitações, suas possibilidades e potencialidades. E por fim, foi realizado o registro fotográfico da mesma durante as aulas. A análise dos dados baseou-se na observação destes registros e na análise e interpretação dos pareceres descritivos. A aluna apresentava um bom domínio cognitivo, falando e compreendendo naturalmente o que era solicitado. A linguagem era a sonora, sensitiva, tátil, auditiva e corporal. Possuía um bom desempenho na área motora, apresentando dificuldade nos exercícios que envolviam a marcha, o equilíbrio, a postura e a percepção espacial pelo fato de não enxergar. Percebeu-se a necessidade e importância de se possuir um programa de estimulação sensório-motor aliando a Eutonia com exercícios terapêuticos e pedagógicos já trabalhados na Educação Física. Visto que novas experiências de movimentos nas aulas de Educação Física podem possibilitar a exploração da corporeidade do sujeito de forma plena proporcionando inúmeros benefícios na área sensitiva, auditiva, tátil e motora da pessoa com DV. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |