Escolarização inclusiva: construindo uma sociedade para todos
Resumo
Este artigo monográfico busca evidenciar uma educação inclusiva a fim de construir uma sociedade para todos, salientando que para tanto é preciso estudo, discussão, relatos, vivências de educadores e demais interessados na escolarização de alunos com necessidades especiais, para fundamentar os procedimentos pedagógicos. Levanta-se o questionamento sobre quais as possibilidades de desenvolvimento de alunos com déficit cognitivo, em classe regular de ensino. Tendo em vista este questionamento considera-se que um dos pontos essenciais para efetivação do processo de educação inclusiva deste aluno, refere-se à diversidade na educação. Adotou-se como metodologia uma pesquisa de abordagem qualitativa que se valeu de pesquisa bibliográfica para a sua realização. O artigo encontra-se dividido em três subtítulos, sendo o primeiro uma incursão de como conviver com as diferenças, depois alguns conhecimentos importantes sobre a caracterização do déficit cognitivo, seguido de algumas sugestões de alternativas metodológicas para alunos com déficit cógnito. Ainda dentro deste subtítulo, trata-se da questão do professor e sua formação para trabalhar com alunos com necessidades especiais na escola regular de ensino. No trabalho foram abordados aspectos referentes à escolarização de alunos com déficit cognitivo na escola regular de ensino.