dc.contributor.advisor | Gediel, Ana Luisa Borba | |
dc.creator | Bersagui, Albino | |
dc.date.accessioned | 2015-08-24T19:46:24Z | |
dc.date.available | 2015-08-24T19:46:24Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/966 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Déficit cognitivo | por |
dc.subject | Educação física | por |
dc.subject | Lateralidade | por |
dc.subject | Percepção espacial | por |
dc.title | O aluno surdo com déficit cognitivo e a dificuldade de aprendizagem na educação física | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Gravataí, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial - Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | O artigo monográfico intitulado O Aluno Surdo com Déficit Cognitivo e a Dificuldade de Aprendizagem na Educação Física teve como principal objetivo identificar as principais dificuldades apresentadas por um aluno diagnosticado com déficit cognitivo nas aulas de Educação Física. Participaram deste estudo a família e os professores da Escola Municipal de Ensino Especial para Surdos em que este aluno estuda, em uma turma de Progressão Um do Ano Ciclo Um. A metodologia utilizada neste estudo é de ordem qualitativa, sendo realizadas entrevistas com os pais e os professores, além da realização de observações no ambiente escolar de sala de aula e durante as atividades nas aulas de Educação Física. A partir das dimensões teóricas abordadas e a análise dos dados coletados, os resultados indicaram que o aluno apresenta dificuldades de orientação, em relação a sua lateralidade e percepção espacial, em atividades de deslocamento como também em jogos e atividades coletivas. Entretanto, percebe-se que no decorrer das atividades em sala de aula, em que se faz necessário o uso do caderno, que não ocorre à mesma dificuldade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |