dc.contributor.advisor | Freitas, Soraia Napoleão | |
dc.creator | Braga, Liza Rênia de Azevedo | |
dc.date.accessioned | 2015-08-24T20:12:59Z | |
dc.date.available | 2015-08-24T20:12:59Z | |
dc.date.issued | 2010 | |
dc.date.submitted | 2010 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/967 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Educação Especial- Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD, RS, 2010. | por |
dc.description.abstract | The issue of inclusion of people with special educational needs in various social
sectors has been widely discussed in recent decades and, as a matter of great
importance, remains an area of much debate and research. The before theme of the
educational Inclusion and with educative institution are prepared for really inclusion,
attending the diversity, the present study objective about the process of school and
the social inclusion of the people with special educational. With of objective going to
are hang studies about history of the Inclusion process and diversities with
characterized the special educational needs, proposing reflections about the docent
form and for transformation the school for implementation the Inclusion. The work
realized before bibliography investigation with diverse authors that reverend the
investigation. The inclusion of people with special educational needs is currently a
challenge because it is a slow process and requires the involvement and
responsibility of the whole society. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Inclusão educacional | por |
dc.subject | Processo de escolarização | por |
dc.subject | Alunos com necessidades educacionais especiais | por |
dc.subject | Formação de professores | por |
dc.subject | Instituições educativas | por |
dc.title | Inclusão educacional: caminhos trilhados para o processo de escolarização | por |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Lagamar, MG, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Especial- Déficit Cognitivo e Educação de Surdos, EaD | por |
dc.description.resumo | A temática da Inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais nos mais diversos segmentos sociais tem sido amplamente discutida nas últimas décadas e, como assunto de grande relevância, continua sendo uma área de muitos debates e pesquisas. Diante da temática da Inclusão Educacional e da necessidade de que as instituições educativas estejam preparadas para realmente incluir atendendo a diversidade, a presente pesquisa objetiva estudar sobre o processo de escolarização e de Inclusão social dos alunos com necessidades educacionais especiais. Com tal objetivo geral, serão enfocados estudos específicos sobre o histórico do processo de Inclusão educacional e as diversidades que caracterizam as necessidades educacionais especiais, propondo reflexões sobre a formação docente e ainda sobre a necessidade de transformação das instituições educativas para implementação da Inclusão. O trabalho foi realizado mediante a pesquisa bibliográfica, trazendo a tona, autores diversos que com suas contribuições referendam a pesquisa. A inclusão das pessoas com necessidades educacionais especiais é atualmente um desafio, tendo em vista ser este, um processo lento e que necessita do envolvimento e responsabilidade de toda a sociedade. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação | por |