Mostrar registro simples

dc.creatorBidinoto, Alcione Manzoni
dc.date.accessioned2006-10-06
dc.date.available2006-10-06
dc.date.issued2004-09-03
dc.identifier.citationBIDINOTO, Alcione Manzoni. HISTORY AND MYTH IN CADA HOMEM É UMA RAÇA, DE MIA COUTO. 2004. 155 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9762
dc.description.abstractThe object of this work are the tales of Cada homem é uma raça,, of Mozambican writer Mia Couto, whose prose is marked for the confluence of dissimilar components. His narratives show a historical support figuring episodes about the independence and the Mozambican civil war; but there is also the strong presence of unusual elements concerning the myth and the imaginary. Moreover, there are two different worlds: the European colonizer s world and the African colonized s world. The objective of this research was to discover the place and the function of the dualities presents in the texts. We departed of a tales appreciation, considering their double aspect . Then, the narratives were analyzed, and a possibility of interpretation was indicated, with base in theories that discuss the behavior of communities in situations of domination and oppression. It was possible to perceive that the double constructions are find at the three main levels (narration, characters, language), configuring expedients - similar to the magic (or marvelous) realism - that work like tactics of cultural resistance. This can be observed in the character s astute way of thinking and acting; in the mode like, in a form narrative occidental, elements of another order cultural are introduced; in the language, in the use of an instrument other (the Portuguese Language) to express a self condition. Then, the fiction of Cada homem é uma raça should work like a way of resistance to a hegemonic and oppressor thought.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLetraspor
dc.subjectHistóriapor
dc.subjectNarrativapor
dc.subjectMitoeng
dc.titleHistória e mito em Cada homem é uma raça, de Mia Coutopor
dc.title.alternativeHistory and myth in Cada homem é uma raça, de Mia Coutoeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO objeto deste trabalho são os contos de Cada homem é uma raça, do escritor moçambicano Mia Couto, cuja obra é marcada pela confluência de elementos díspares. Suas narrativas apresentam, de uma parte, um fundo histórico, em que figuram episódios relacionados à independência e à guerra civil moçambicana; de outra parte, ocorre a presença acentuada de elementos insólitos, relativos ao mito e ao imaginário. Além disso, existem dois mundos diferentes: o do europeu colonizador e o do africano colonizado. Procurou-se descobrir qual o lugar e a função das dualidades presentes de maneira muito marcada nos textos. Para isso, partiu-se de uma consideração dos contos a partir do estranhamento provocado pelo seu caráter ambivalente . Realizou-se uma análise detalhada das narrativas, e apontou-se uma possibilidade de interpretação, com base em teorias que tratam do comportamento das comunidades diante de situações de dominação e opressão. Foi possível perceber que as formulações ambivalentes se encontram nos três níveis principais (da narração, das personagens, da linguagem), configurando recursos (semelhantes aos do realismo maravilhoso latino-americano) que funcionam como táticas de resistência cultural. Isso pode ser observado, com relação às personagens, nos modos de pensar e agir astuciosos; quanto à narração, na maneira como, em uma estrutura narrativa consagrada no Ocidente, são introduzidos elementos de outra ordem cultural; no que se refere à linguagem, no uso de um instrumento outro (a Língua Portuguesa), ou antes, de um espaço alheio, para expressar uma condição própria. Desse modo, a ficção de Cada homem é uma raça funcionaria como um modo de resistência a um pensamento hegemônico e opressor.por
dc.contributor.advisor1Paraense, Silvia Carneiro Lobato
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0409510562063018por
dc.contributor.referee1Walty, Ivete Lara Camargos
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0674298889765793por
dc.contributor.referee2Macêdo, Tania Celestino de
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/3373494666836167por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/0009702244482628por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples