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dc.creatorMartins, Lucelia Rodrigues
dc.date.accessioned2006-10-04
dc.date.available2006-10-04
dc.date.issued2004-07-29
dc.identifier.citationMARTINS, Lucelia Rodrigues. A SÁTIRA: UMA ESTRADA NOVA NA OBRA DE CYRO MARTINS. 2004. 108 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9763
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectLiteratura brasileirapor
dc.subjectLiteratura sul-riograndensepor
dc.titleA sátira: uma estrada nova na obra de Cyro Martinspor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como propósito mostrar que Estrada nova (1954), último romance que compõe a intitulada "trilogia do gaúcho a pé", de Cyro Martins, pode oferecer uma possibilidade de leitura através do uso da sátira. Esta, entendida como crítica social do autor ao poder exercido pela conjuntura política em vigor, sistematiza-se no ataque a duas facções: de um lado, ao coronelismo rural e, de outro, ao grupo de dirigentes políticos que representa a classe urbana culta. O riso apresenta-se como o recurso utilizado a fim de alcançar o sentido crítico esperado, qual seja, a denúncia da disputa de poder entre os representantes de classes superiores. Trata-se, pois, da utilização desse elemento como meio de dessacralizar conceitos em vigor. Ao eleger a figura frágil de Teodoro enquanto modelo humano que corporifica o morador da Campanha gaúcha, Cyro Martins promove, através do riso, a subversão da tradição e do mito que consagrou a figura do gaúcho. Em um segundo momento, o alvo de "ataque" do autor é o grupo político constituído por autoridades que acabam por desbancar Teodoro da condição de dominador de seu mundo. Através da denúncia de falcatruas, o autor desnuda uma sociedade inescrupulosa que faz da mentira e da trapaça meios para permanecer no poder. Os desmandos denunciados pela sátira, por fim, deixam antever a classe dos dominados e sua progressiva tomada de consciência a respeito da repressão de que são vítimas.por
dc.contributor.advisor1Santos, Pedro Brum
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728603A6por
dc.contributor.referee1Rodrigues, Inara de Oliveira
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4795047U8por
dc.contributor.referee2Fonseca, Orlando
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762909D0por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762392H4#FormacaoComplementarpor
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


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