Mostrar registro simples

dc.creatorPinto, Cândida Martins
dc.date.accessioned2008-03-11
dc.date.available2008-03-11
dc.date.issued2008-02-12
dc.identifier.citationPINTO, Cândida Martins. ANALYSIS OF BOTTOM-UP STRATEGIES IN PORTUGUESE FOR FOREIGNERS TEXTBOOKS ACCORDING TO ACTIVITY THEORY. 2008. 132 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9766
dc.description.abstractThis study aims at investigating how authors of Portuguese for foreigners textbooks work with the reading ability in relation to the use of the bottom-up strategies. In order to verify how the relation between reading ability and linguistic competence works, I have decided to analyze the reading sections of four Portuguese for foreigners textbooks that are been used nowadays and which contains the teacher s book. First of all and within this context, the methodology of data analysis was based on Leontiev s version of Activity Theory (1977), for the purpose of identifying what actions are developed by the student during the activity of learning Portuguese and checking whether these actions may become operations. Secondly, it was found theoretical support in Richter s Holistic Model (2004, 2005) as a way to describe the reading tasks of those textbooks and elaborate a model of a standard class. This model which was based on an interactive reading teaching and applied to a complex spiral vision, was compared to the corpus of this study, to verify what material would be closer to the ideal one for internalization of specific formal items. The study theoretical support was centered in the following aspects: textbook as a genre; Vygotsky s social-interactionist teaching, emphasizing key-concepts as mediation, internalization and zone of proximal development; Activity Theory, textbook according to Activity Theory; reading and cognition and reading models. The results suggest a tendency of the authors of the analyzed corpus to consider the bottom-up strategies as irrelevant ones for the student to construct the meaning of the text.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEstratégia Bottom-uppor
dc.subjectLivro didáticopor
dc.subjectTeoria da atividadepor
dc.subjectBottom-up strategieseng
dc.subjectTextbookseng
dc.subjectActivity theoryeng
dc.titleAnálise das estratégias bottom-up em livros didáticos de português para estrangeiros segundo a teoria da atividadepor
dc.title.alternativeAnalysis of bottom-up strategies in portuguese for foreigners textbooks according to activity theoryeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo investigar como autores de livros didáticos de português para estrangeiros trabalham a habilidade de leitura no que se refere ao uso das estratégias bottom-up. A fim de verificar como se dá a relação entre habilidade de leitura e competência lingüística, escolhi analisar as seções de leitura de quatro livros didáticos de Português para estrangeiros que possuem livros do professor e estão sendo usados atualmente em sala de aula. Nesse contexto, a metodologia de análise dos dados foi pautada, primeiramente, na Teoria da Atividade na versão de Leontiev (1977), procurando identificar quais são as ações desenvolvidas pelo aluno durante a atividade de aprender Português e se essas ações podem vir a se transformar em operações. Em um segundo momento, buscou-se sedimentação teórica no Modelo Holístico de Richter (2004, 2005), como forma de descrever as tarefas de leitura dos livros e de elaborar um modelo de aula padrão. Esse modelo, embasado a favor de um ensino de leitura interativo, aplicado a uma visão em espiral de complexidade, foi cotejado com o corpus deste estudo, no intuito de verificar qual material estaria mais próximo do ideal para a internalização de itens formais específicos. A fundamentação teórica foi centrada nos seguintes aspectos: livro didático visto como um gênero textual; ensino sócio-interacionista de Vygotsky, ressaltando conceitos-chave como mediação, internalização e zona de desenvolvimento proximal; Teoria da Atividade, livro didático segundo a Teoria da Atividade; leitura, cognição e modelos de leitura. Os resultados obtidos sugerem uma tendência dos autores do corpus analisado a considerar as estratégias bottomup irrelevantes para que o aluno construa o significado do texto.por
dc.contributor.advisor1Richter, Marcos Gustavo
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4785701A9por
dc.contributor.referee1Corrêa, Marcia Cristina
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798036P1por
dc.contributor.referee2Sturza, Eliana Rosa
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799029U3por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4282705U7por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples