Mostrar registro simples

dc.creatorOliveira, Raquel Trentin
dc.date.accessioned2006-10-23
dc.date.available2006-10-23
dc.date.issued2004-08-20
dc.identifier.citationOLIVEIRA, Raquel Trentin. The rustling of a living: the literary metaphor of the historical transitoriness. 2004. 138 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2004.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9784
dc.description.abstractThe rustling sounds of a living: the literary metaphor of the historical transitoriness has as its object of study the novel A costa dos murmúrios (1988) by the Portuguese contemporary writer Lídia Jorge. The novel evokes the rustling sounds of a recent past: the colonial war between Portugal and Mozambique. Although the characters individual wars inside the family and inside the marriage assume a first plane, each of them revolves around the Imperial conflict which invades the routine, the private sphere and the daily events. As to the novel s form, everything therein, is distantiated from what is whole, absolute and unified. Such traits can be observed from the starting point since the textual fabric is divided into two narratives: a brief, opening report entitled Os gafanhotos , which is presided by an external, omniscient voice, and a second, long narrative with no title, which is presided by Eva s testimony one of the women of the Portuguese officers at war. Both reports are twenty years away from the narrated events. Therefore, it is the construction of the memory around the past which is highlighted: the narrators recollections, the literary language about the Portuguese historical unfolding. Within this context, the analysis focused the stories performed as well as the construction of the narrative discourses. Disclosing the sense of the text, the interpretation tried to confer meaning to the narrators act of recollection from an interdisciplinary perspective. It was imperative to indicate the specificity of the literary discourse as opposed to the historical referent. To do so, the way A costa dos murmúrios recreates the external referent, making its memory possible, was investigated. It was observed that the Jorgiano novel rescues the human senses and the suffering imposed by the war upon its victims, through the use of a metaphorical process in relation to the past. Due to those features, the novelistic discourse emphasizes the fugacity which characterizes all things, the brevity of a life and the necessity to transform the noises, the split past events, the odours, the rustling sounds which have not been extinguished yet into memory.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLiteraturapor
dc.subjectCrítica literáriapor
dc.subjectLiteratura portuguesapor
dc.titleMurmúrios de uma vivência: metáfora literária da efemeridade históricapor
dc.title.alternativeThe rustling of a living: the literary metaphor of the historical transitorinesseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoMurmúrios de uma vivência: metáfora literária da efemeridade histórica tem como objeto de estudo o romance A costa dos murmúrios (1988) da autora contemporânea portuguesa Lídia Jorge. O romance evoca os acordes de um passado recente: a guerra colonial entre Portugal e Moçambique. No entanto, as guerras individuais das personagens na família, no casamento assumem o primeiro plano, ainda que todas permaneçam à sombra do conflito imperial, que invade o cotidiano, o particular, os acasos diários. Quanto à forma do romance, tudo ali se distancia do íntegro, do absoluto, do uno, o que, já à primeira vista, se observa na bipartição do tecido textual em duas narrativas: um pequeno relato de abertura intitulado Os Gafanhotos, comandado por uma voz externa e onisciente, e uma segunda narrativa, extensa, sem título, orientada pelo testemunho de Eva, uma das mulheres dos oficias portugueses em guerra. Ambos os relatos apresentam-se distanciados vinte anos dos acontecimentos que narram. Assim, o que ressalta é a construção da memória sobre o passado: a rememoração dos narradores, da linguagem literária sobre o processo histórico português. Nesse contexto, a análise centrou-se nas histórias encenadas e na construção dos discursos narrativos. Desvendado o sentido do texto, a interpretação buscou dar significado ao ato rememorativo dos narradores, de uma perspectiva interdisciplinar. Tornou-se necessário, ainda, marcar a especificidade do discurso literário frente ao real histórico, averiguando como A costa dos murmúrios recria o referente externo e torna possível a memória dele. Notou-se, então, que o romance jorgiano, pela metaforização do passado, preocupa-se em resgatar sentidos humanos, o sofrimento que a guerra impôs sobre suas vítimas. Para isso, o discurso romanesco realça a fugacidade das coisas, a transitoriedade da vida e a necessidade urgente de construção da memória dos ruídos, dos estilhaços do passado, dos cheiros, dos murmúrios que ainda não se apagaram.por
dc.contributor.advisor1Paraense, Silvia Carneiro Lobato
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798532D7por
dc.contributor.referee1Bridi, Marlise Vaz
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4703665E1por
dc.contributor.referee2Santos, Pedro Brum
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4728603A6por
dc.creator.Latteshhttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4764348U6por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples