Mostrar registro simples

dc.creatorRodrigues, Francieli Socoloski
dc.date.accessioned2008-07-21
dc.date.available2008-07-21
dc.date.issued2008-05-27
dc.identifier.citationRODRIGUES, Francieli Socoloski. CRITICAL GENRE ANALYSIS OF RESEARCH REPORTS ON WRITING. 2008. 139 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2008.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9792
dc.description.abstractThe debate among researchers involved with the investigation of writing in Brazil has been focused on the study of genres as objects for teaching (CRISTÓVÃO; NASCIMENTO, 2005; LOPES-ROSSI, 2005; MOTTA-ROTH, 2006; MACHADO; CRISTÓVÃO, 2006). In this scenario, pedagogical issues have been most explored, while little attention has been paid to the process of research itself. However, as authors have pointed out (MOITA LOPES, 1994; MOTTA-ROTH, 2005), analyzing the forms of investigation plays an important role in the very shaping of epistemology in a given field. This work has the objective of contributing to the methodological debate in Applied Linguistics (AL) by focusing on research about writing (its process, teaching, learning and analysis). The intent is to identify discourses about writing and its investigation by analyzing research reports on the topic as well as data from electronic interviews with authors of these reports and editors of the journals selected. The theoretical and methodological framework includes Systemic Functional Linguistics (HALLIDAY, 1989; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) and Genre Analysis (SWALES, 1990; 1998; 2004). The analysis of the corpus shows that the methodological report in the area constitutes itself as a silent or clipped discourse, including few explanations about methodological choices and about the research process implemented. On the one hand, the theoretical discourse in the reports is the one which understands writing as a social practice. On the other hand, the research designs suggest that the studies are lacking a thick description of the contexts in which writing constitutes social practices. These discourses about the nature of writing and about the research on writing contrast with each other, question each other, and show the necessity of rethinking the research practice over and over again, given the contingencies of this complex object of investigation writing.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectPesquisapor
dc.subjectMetodologiapor
dc.subjectAnálise de gêneropor
dc.subjectWritingeng
dc.subjectResearcheng
dc.subjectMethodologyeng
dc.subjectGenre analysiseng
dc.titleAnálise crítica de gênero de relatos de pesquisa sobre escritapor
dc.title.alternativeCritical genre analysis of research reports on writingeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO debate entre pesquisadores envolvidos com a investigação da escrita no Brasil tem priorizado o estudo dos gêneros textuais como objetos de ensino (por exemplo, CRISTÓVÃO; NASCIMENTO, 2005; LOPES-ROSSI, 2005; MOTTA-ROTH, 2006; MACHADO; CRISTÓVÃO, 2006). Nesse sentido, as pesquisas têm se centrado em questões relativas à prática pedagógica, ao passo que há uma carência de estudos acerca do próprio processo de pesquisa na área. A análise das formas de investigação, no entanto, exerce papel fundamental na construção da epistemologia de uma dada área (MOITA LOPES, 1994; MOTTA-ROTH, 2005). Com o presente estudo, busco contribuir para o debate metodológico na Lingüística Aplicada (LA) ao enfocar a pesquisa acerca da escrita (seu processo, ensino, aprendizagem e análise). O objetivo é identificar discursos sobre a escrita e sua investigação pela análise de relatos de pesquisa publicados sobre o tema em periódicos de LA e pela análise de entrevistas com autores desses relatos e editores dos periódicos selecionados. O suporte teórico-metodológico da pesquisa inclui a Lingüística Sistêmico-Funcional (HALLIDAY, 1989; HALLIDAY; MATTHIESSEN, 2004) e a Análise de Gênero (SWALES, 1990; 1998; 2004). A análise do corpus evidencia que o relato da metodologia na área se constitui como um discurso silenciado ou sintético, com escassas explicações das opções metodológicas e do processo de pesquisa empreendido, em termos da abordagem, dos procedimentos e das categorias de análise. O discurso teórico predominante sobre a natureza da escrita é aquele que a concebe como prática social, evocando seu caráter situado, como fenômeno sociodiscursivo. Por outro lado, os desenhos de pesquisa sugerem que os estudos carecem de uma descrição mais densa dos contextos em que a escrita constitui práticas sociais. Esses discursos sobre a natureza da escrita e sobre sua investigação se chocam, se questionam, e reiteram a necessidade de que a prática de pesquisa seja continuamente repensada, dadas as contingências desse objeto de investigação complexo a escrita.por
dc.contributor.advisor1Roth, Désirée Motta
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793139Y7por
dc.contributor.referee1Bohn, Hilario Inacio
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4727299A6por
dc.contributor.referee2Corrêa, Marcia Cristina
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4798036P1por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4737593J2por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples