Mostrar registro simples

dc.creatorCantarelli, Ana Paula
dc.date.accessioned2010-02-25
dc.date.available2010-02-25
dc.date.issued2010-01-25
dc.identifier.citationCANTARELLI, Ana Paula. Coming in and going out from Passo da Guanxuma: relation between fictional space and memory in the works of Caio Fernando Abreu. 2010. 137 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9812
dc.description.abstractIn 1984, Caio Fernando Abreu created the fictional city of Passo da Guanxuma. Characterizing it as a country town, through the years, this space has assumed a very peculiar signification in the works of this author, as well as a singular location, being situated aside real cities. In this study, we propose ourselves to list the allusions to this place found through the work of Abreu, relating them and comparing them, at the same time that we try to establish a dialogue among characters, actions and space and time references related to it, composing a great open and fractionated novel, in which the analyzed texts present themselves as pieces, as fragments. To reach our goal, we divide this work in three parts. In the first part, we present the biography of the studied author and the analysis of the works that have references to the fictional city studied. In the second, we discuss some aspects of literature in the contemporaneity and do some approaches with Abreu s works, highlighting the reader s role. We also present some considerations about the displacement feeling of characters that migrated from Passo to the great metropolis, relating them with the foreigners sign. In the third, we discuss the globalizing process, the attempt of homogenization that reigns in the metropolis all around the world generating conflicts between the propositions of a universalization (act of turning something universal) and the resistance of the regional cultures, the constant changes in the panorama of big cities and, consequently, in the individuals that inhabit them. We also discuss impossibility of return, although the characters are willing for it, because that individual that have left became other in the same way that the city left behind have also changed, what turns Passo da Guanxuma an even more particular space.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCaio Fernando Abreupor
dc.subjectPasso da Guanxumapor
dc.subjectMetrópolepor
dc.subjectEstrangeiropor
dc.subjectMetropoliseng
dc.subjectForeignereng
dc.titleIdas e vindas ao Passo da Guanxuma: a relação entre espaço ficcional e memória na obra de Caio Fernando Abreupor
dc.title.alternativeComing in and going out from Passo da Guanxuma: relation between fictional space and memory in the works of Caio Fernando Abreueng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEm 1984, Caio Fernando Abreu criou a cidade ficcional de Passo da Guanxuma. Caracterizado como uma cidade interiorana, esse espaço, com o passar dos anos, assumiu uma significação muito particular na obra desse escritor, bem como uma localização singular, figurando ao lado de municípios com existência real. Neste estudo, nos propomos a elencar as alusões a esse espaço encontradas ao longo da obra de Abreu, relacionandoas e comparando-as, ao mesmo tempo em que tentamos estabelecer um diálogo entre as personagens, as ações e as referências temporais e espaciais a ele relacionadas, compondo um grande romance aberto e fracionado, no qual os textos analisados apresentam-se como trechos, como fragmentos. Para alcançar nosso objetivo dividimos esse trabalho em três partes. Na primeira, apresentamos a biografia do autor estudado e a análise das obras que contêm referências à cidade ficcional estudada. Na segunda, discutimos alguns aspectos da literatura na contemporaneidade e realizamos aproximações com a obra de Abreu, destacando o papel do leitor. Também apresentamos algumas considerações sob o sentimento de deslocamento presente nas personagens que migraram do Passo rumo a grandes metrópoles, relacionando-as com o signo do estrangeiro. Na terceira, discutimos o processo globalizante, a tentativa de homogeneização que impera nas metrópoles ao redor do mundo gerando confrontos entre a proposição de uma universalização e a resistência das culturas regionais; as constantes mudanças no panorama das grandes cidades e, consequentemente, nos indivíduos que nelas habitam. Também abordamos a impossibilidade de retorno, apesar das personagens o almejarem, pois o indivíduo que partiu tornou-se outro da mesma maneira que a cidade deixada para trás também mudou, o que torna o Passo da Guanxuma um espaço ainda mais particular.por
dc.contributor.advisor1Umbach, Rosani Úrsula Ketzer
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5773862679226891por
dc.contributor.referee1Silva, Marcia Ivana de Lima e
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/8627082926847683por
dc.contributor.referee2Ourique, João Luis Pereira
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4095677614469415por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4368704334527187por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples