dc.contributor.advisor | Silveira, Djalma Dias da | |
dc.creator | Saturno, Camila | |
dc.date.accessioned | 2015-08-26T13:10:55Z | |
dc.date.available | 2015-08-26T13:10:55Z | |
dc.date.issued | 2013-12-06 | |
dc.date.submitted | 2013 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/981 | |
dc.description | Monografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013. | por |
dc.description.abstract | The National Institut of Colonization and Agrarian Reform (INCRA) through
bidding hired Emater/Ascar – RS for develop the Program of Technical Assistance,
Social and Environmental (ATES), inside the governmental villages of Jóia city, RS.
The ATES has as main reverse critical situations of environmental degradation in
areas those villages and reply legal demands of environmental agency. Emphasizing
that the program (ATES) is a part of the public policy of INCRA. The purpose this
work is evaluate the results of environmental education actions on the day to day
families from Governmental Ceres Village. Teachers and students of School “Escola
Conquista 16 de Outubro”, through of a quantitative and qualitative approach based
on semi-structured questionnaire. The interviewed group of families, teachers and
students, introduced knowledge about environmental issues, however they leave a
little to be desired in the practical actions of day to day as the question of garbage,
preservation of Governmental Environmental Areas – APPs and care of the springs.
All people left clear about the promotion and participation of coach form Emater in
meetings, gatherings and environmental education. In conclusion, the actions results
of Environmental Education between day to day inhabitants this place are considered
good due most the answers of the issues are showing environmental preservation,
however, as reported was not possible at the moment to measure this relation. | eng |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | Reforma agrária | por |
dc.subject | Políticas públicas | por |
dc.subject | ATES (Assessoria Técnica, Social e Ambiental) | por |
dc.title | A educação ambiental e o programa de assessoria técnica, social e ambiental no assentamento Ceres, Jóia - RS | por |
dc.title.alternative | The environmental education and the program of technical assistance, social and environmental in governmental Ceres village, Jóia – RS | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Polo de Três Passos, RS, Brasil | por |
dc.degree.specialization | Educação Ambiental, EaD | por |
dc.description.resumo | O Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) por meio de
licitação contratou a Emater/Ascar - RS para desenvolver o Programa de
Assistência Técnica, Social e Ambiental a Reforma Agrária (ATES) nos
assentamentos do Município de Jóia, RS. O ATES tem como objetivo reverter
situações críticas de degradação ambiental nas áreas dos assentamentos e
responder às demandas legais assumidas frente aos órgãos de fiscalização
ambiental. Ressaltando que o Programa ATES faz parte de uma política pública,
com recursos oriundos do Incra. O objetivo do trabalho é avaliar os resultados das
ações de educação ambiental no dia a dia das famílias do Assentamento Ceres,
professores e alunos da escola Conquista 16 de Outubro, através de uma
abordagem quantitativa e qualitativa a partir de questionário semiestruturados. Os
entrevistados, famílias, professores e alunos, demonstram conhecimento
relacionado às questões ambientais, porém, deixam um pouco a desejar nas ações
práticas do dia a dia como a questão do lixo, preservação de APPs e nascentes.
Todos deixam claro a promoção e participação dos técnicos da Emater em
encontros, reuniões e ações de educação ambiental. Conclui-se que os resultados
das ações de educação ambiental no dia a dia da comunidade do Assentamento
Ceres são considerados bons devido, à maioria das respostas das questões
condizerem e relacionarem com a preservação ambiental, porém, entretanto, como
relatado não foi possível neste instante mensurar esta relação. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Ciências Rurais | por |