Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorSilveira, Djalma Dias da
dc.creatorSaturno, Camila
dc.date.accessioned2015-08-26T13:10:55Z
dc.date.available2015-08-26T13:10:55Z
dc.date.issued2013-12-06
dc.date.submitted2013
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/981
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Ciências Rurais, Curso de Especialização em Educação Ambiental, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractThe National Institut of Colonization and Agrarian Reform (INCRA) through bidding hired Emater/Ascar – RS for develop the Program of Technical Assistance, Social and Environmental (ATES), inside the governmental villages of Jóia city, RS. The ATES has as main reverse critical situations of environmental degradation in areas those villages and reply legal demands of environmental agency. Emphasizing that the program (ATES) is a part of the public policy of INCRA. The purpose this work is evaluate the results of environmental education actions on the day to day families from Governmental Ceres Village. Teachers and students of School “Escola Conquista 16 de Outubro”, through of a quantitative and qualitative approach based on semi-structured questionnaire. The interviewed group of families, teachers and students, introduced knowledge about environmental issues, however they leave a little to be desired in the practical actions of day to day as the question of garbage, preservation of Governmental Environmental Areas – APPs and care of the springs. All people left clear about the promotion and participation of coach form Emater in meetings, gatherings and environmental education. In conclusion, the actions results of Environmental Education between day to day inhabitants this place are considered good due most the answers of the issues are showing environmental preservation, however, as reported was not possible at the moment to measure this relation.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectReforma agráriapor
dc.subjectPolíticas públicaspor
dc.subjectATES (Assessoria Técnica, Social e Ambiental)por
dc.titleA educação ambiental e o programa de assessoria técnica, social e ambiental no assentamento Ceres, Jóia - RSpor
dc.title.alternativeThe environmental education and the program of technical assistance, social and environmental in governmental Ceres village, Jóia – RSeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Três Passos, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationEducação Ambiental, EaDpor
dc.description.resumoO Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (INCRA) por meio de licitação contratou a Emater/Ascar - RS para desenvolver o Programa de Assistência Técnica, Social e Ambiental a Reforma Agrária (ATES) nos assentamentos do Município de Jóia, RS. O ATES tem como objetivo reverter situações críticas de degradação ambiental nas áreas dos assentamentos e responder às demandas legais assumidas frente aos órgãos de fiscalização ambiental. Ressaltando que o Programa ATES faz parte de uma política pública, com recursos oriundos do Incra. O objetivo do trabalho é avaliar os resultados das ações de educação ambiental no dia a dia das famílias do Assentamento Ceres, professores e alunos da escola Conquista 16 de Outubro, através de uma abordagem quantitativa e qualitativa a partir de questionário semiestruturados. Os entrevistados, famílias, professores e alunos, demonstram conhecimento relacionado às questões ambientais, porém, deixam um pouco a desejar nas ações práticas do dia a dia como a questão do lixo, preservação de APPs e nascentes. Todos deixam claro a promoção e participação dos técnicos da Emater em encontros, reuniões e ações de educação ambiental. Conclui-se que os resultados das ações de educação ambiental no dia a dia da comunidade do Assentamento Ceres são considerados bons devido, à maioria das respostas das questões condizerem e relacionarem com a preservação ambiental, porém, entretanto, como relatado não foi possível neste instante mensurar esta relação.por
dc.publisher.unidadeCentro de Ciências Ruraispor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

  • Educação Ambiental - EaD [323]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Educação Ambiental - EaD

Mostrar registro simples