Mostrar registro simples

dc.creatorVeçossi, Cristiano Egger
dc.date.accessioned2010-04-06
dc.date.available2010-04-06
dc.date.issued2010-03-04
dc.identifier.citationVEÇOSSI, Cristiano Egger. THE INTERFERENCE OF SPEECH IN THE WRITING OF PUPILS OF THE 8th GRADE OF A PUBLIC SCHOOL: A CONNECTIONIST APPROACH. 2010. 181 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9821
dc.description.abstractThe present work has as main target to scrutinize errors of writing which motivations have phonetic/phonologic foundations. In order to do so, we take into consideration 35 texts, deriving of 27 pupils from two groups of the 8th grade from a state public school of the city of Santa Maria RS. For the data analysis we essentially apply the classification proposed by Zorzi (1998) which was adapted. In this manner, from the nine categories considered in this study, only one of them includes errors motivated by issues of the own orthographic system of Brazilian Portuguese, while the others contain phonetic/phonological aspects. Therefore, to each considered category, in a first moment, we try to explain in a phonological basis the data they contain. We also make comparisons with findings of other studies dealing with the relationship Phonology/Orthography. Inserted in a connectionist perspective, we present explanations for some of the occurrences found in the data. Finally, by the means of connectionist presuppositions, we advocate a possible change in the phonological system of the learner after the acquisition of writing. In this light, so to formalize such process, we present a Connectionist Optimality Theory analysis, focusing, especially, the acquisition of the lateral liquid in coda position.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectFonologiapor
dc.subjectEscritapor
dc.subjectMudança de representação fonológicapor
dc.subjectPhonologyeng
dc.subjectWritingeng
dc.subjectChange of phonological representationeng
dc.titleA interferência da fala na escrita de alunos de 8ª série de uma escola pública: uma perspectiva conexionistapor
dc.title.alternativeThe interference of speech in the writing of pupils of the 8th grade of a public school: a connectionist approacheng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoO presente trabalho tem como principal objetivo analisar erros de escrita cuja motivação é de base fonética/fonológica. Para isso, partimos de 35 textos, oriundos de 27 alunos de duas turmas de 8ª série de uma escola pública estadual do município de Santa Maria-RS. Para a análise dos dados, utilizamos, essencialmente, a classificação proposta por Zorzi (1998), a qual foi adaptada. Desse modo, das nove categorias consideradas neste estudo, apenas uma delas abrange erros motivados por arbitrariedades do próprio sistema ortográfico do português brasileiro, enquanto as demais abarcam aspectos de cunho fonético/fonológico. Assim, para cada categoria considerada, buscamos, em primeiro momento, explicar os dados nela inseridos com base na fonologia da língua. Realizamos, também, comparações com achados de outros estudos que trataram da relação Fonologia/Ortografia. Inseridos em uma perspectiva teórica de cunho conexionista, apresentamos explicações para algumas ocorrências encontradas nos dados com base nos pressupostos de tal base teórica. Finalmente, por meio de pressupostos do Conexionismo, defendemos a possibilidade de mudança no sistema fonológico do aprendiz após a aquisição da escrita. Nesse sentido, a fim de formalizarmos tal processo, apresentamos uma análise a partir da Teoria da Otimidade Conexionista, enfocando, especialmente, a aquisição da líquida lateral na posição de coda silábica.por
dc.contributor.advisor1Bonilha, Giovana Ferreira Gonçalves
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4706067J6por
dc.contributor.referee1Miranda, Ana Ruth Moresco
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4790384Z4por
dc.contributor.referee2Fronza, Cátia de Azevedo
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4707546Y6por
dc.creator.Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4282796Y1por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples