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dc.creatorBrasil, Angela Medeiros de Assis
dc.date.accessioned2010-06-04
dc.date.available2010-06-04
dc.date.issued2010-03-09
dc.identifier.citationBRASIL, Angela Medeiros de Assis. TEM QUE ESCREVER?! PARA QUÊ? : REPRESENTAÇÕES SOCIAIS SOBRE ESCRITA EM UMA COMUNIDADE ESCOLAR. 2010. 152 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2010.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9824
dc.description.abstractReflections about teaching textual production in mother language have been necessary to answer the questions which have daily been noticed in classrooms in High School. Through teaching, we notice that the students resist writing. Their justification for this is said to be the lack of a practical use of the textual production they make at school. In order to verify the popularization of the knowing in Languages through the analysis of social representations (Project Representações sociais sobre a área de Letras (MOTTA-ROTH, 2008)), we have done a qualitative research of ethnographic basis in a school community. The research intended to answer the question What are the social representations about writing in the community of a group of students in a public High School in the city of São Gabriel, RS? . The corpus of this study was composed by data collected from written questionnaires, answered by some students and teachers from such school, from texts and from focus group. The theoretical-methodological support includes Social Representations (MOSCOVICI, 2007), Critical Discourse Analysis (FAIRCLOUGH, 1989, 1992, 2003), Systemic Functional Grammar (HALLIDAY, 1994, 2004) and writing in social interaction (BAZERMAN, 2006, 2007). The analysis comes from the identification of recurrent themes (TELLES, 2002) which arise from the social representations of these participants compared to recurrent themes in researches about teaching and learning writing. The analysis is done through school segments in relation to the thematic contents highlighted by lexical choices of the participants, observing the following categories: writing relevance; writing use; roles of teachers and students and difficulties concerning writing. This survey may give support to a practice of intervening in textual production teaching. The data point to the relevance of writing in the segments studied. This survey also allows us to identify the discursive genres linked to day-by-day life (letters, notes), especially the electronic ones (MSN) for the students.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectRepresentações sociaispor
dc.subjectProdução escritapor
dc.subjectEnsinopor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectSocial representationseng
dc.subjectWriting productioneng
dc.subjectTeachingeng
dc.subjectHigh schooleng
dc.titleTem que escrever?! Para quê?: representações sociais sobre escrita em uma comunidade escolarpor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA reflexão acerca do ensino de produção textual em língua materna tem se mostrado necessária para atender aos desafios que são colocados diariamente em salas de aula do ensino médio. Pela prática docente, percebemos que os alunos se colocam resistentes à produção escrita. A justificativa para o fato é que não encontram uso prático para as produções textuais que realizam na escola. Com o objetivo de verificar a popularização do conhecimento em Letras por meio da sondagem das representações sociais (Projeto Representações sociais sobre a área de Letras (MOTTA-ROTH, 2008)), foi realizada uma pesquisa qualitativa de base etnográfica em uma comunidade escolar. A pesquisa buscava responder à seguinte pergunta: Quais são as representações sociais sobre escrita na comunidade de uma turma de escola pública de ensino médio na cidade de São Gabriel, RS? . O corpus deste estudo é composto por dados coletados a partir de questionários escritos, aplicados junto a alguns alunos e professores dessa escola, textos de opinião, produzidos por alunos e de sessões com grupo focal. O suporte teórico-metodológico do estudo inclui o conceito de Representações sociais (MOSCOVICI, 2007), a Análise Crítica do Discurso (FAIRCLOUGH, 1989, 1992, 2003), a Linguística Sistêmico-funcional (HALLIDAY, 1994, 2004) e a escrita na interação social (BAZERMAN, 2006, 2007). A análise dos dados parte da identificação de temáticas recorrentes (TELLES, 2002) que surgem das representações sociais da escrita por esses participantes em comparação com temas recorrentes nas pesquisas sobre a área de ensino e aprendizagem da escrita. Esta análise é feita por segmento escolar, em relação aos conteúdos temáticos evidenciados pelas escolhas lexicais dos participantes, observando-se as categorias seguintes: relevância da escrita; situações de uso da escrita; papel do professor e do aluno e dificuldades em relação à escrita. O levantamento realizado poderá oferecer subsídios para uma prática de intervenção no ensino de produção textual. Os dados apontam para a relevância da escrita nos segmentos pesquisados. Esse levantamento também permite identificar a circulação de gêneros discursivos ligados ao cotidiano (cartas, bilhetes, recados), em especial os eletrônicos (MSN) no segmento dos alunos pesquisados.por
dc.contributor.advisor1Roth, Désirée Motta
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/1041903940850268por
dc.contributor.referee1Guedes, Paulo Coimbra
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6490524277635907por
dc.contributor.referee2Fuzer, Cristiane
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/5169963931397212por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/3882239630780755por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


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