Mostrar registro simples

dc.creatorZart, Paloma Catarina
dc.date.accessioned2011-05-13
dc.date.available2011-05-13
dc.date.issued2011-02-28
dc.identifier.citationZART, Paloma Catarina.The satanic ethos: the hacking oratory of a renegade rebel. 2011. 137 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9844
dc.description.abstractohn Milton (1608-1674) lived in an age marked by religious discussion. The English Civil War (1640) had one of its supporters involving religion, literary texts were composed with biblical allegories, and Milton, following the habits of his own time, created literary works with sacred influence. For this reason and for a long time, Paradise Lost has been seen under the biblical myth that served as material basis for the composition of the epic. Before the Romantics, few critics had dared to leave the comfort zone and had rehearsed an analysis that took care of other aspects besides the contributions of classical authors and literary works or the biblical myth itself. The Romantics opened up a new critical line which was concerned with the characters of Paradise Lost, in special Satan. They heard the voices that bring to life the epic narrative and they had found a model for their own age. The heroic noble Satan of the Romantics, however, does not respond to the complexity of the character. Far from being a mere embodiment of evil, an element that can be blamed for all misfortune, the Miltonic Satan has in himself traces from the anterior good. He is victimized by the understanding of his present and slaughtered with the memories of his past; the character is placed between the image of a great leader externalized to the other angels, and the doubts that overcome his thoughts. This thesis aims to counteract these two parts of the character.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSatã Miltonianopor
dc.subjectMalpor
dc.subjectMiltonic Sataneng
dc.subjectParadise losteng
dc.subjectEvileng
dc.titleO etos satânico: a oratória entrecortada de um rebelde renegadopor
dc.title.alternativeThe satanic ethos: the hacking oratory of a renegade rebeleng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoJohn Milton (1608-1674) viveu em um período marcado pela discussão religiosa. A guerra civil inglesa (1640) tivera um de seus suportes envolvendo a religião, textos literários foram compostos com alegorias bíblicas, e Milton, seguindo os hábitos de seu tempo, criou obras com influência sacra. O Paradise Lost, por causa disso, foi, durante muito tempo, observado à luz do mito bíblico que serviu de matéria base para a composição do épico. Antes dos românticos, poucos críticos ousaram sair da zona de conforto e ensaiaram uma análise que cuidava de outros aspectos além da contribuição de autores e obras clássicas ou do mito bíblico. Com os românticos, abriu-se definitivamente uma linha crítica atenta às personagens do Paradise Lost, em especial de Satã. Eles ouviram as vozes que dão vida à narrativa épica e descobriram um modelo para o seu próprio tempo. O Satã heróico e nobre dos românticos, no entanto, não responde à complexidade da personagem. Longe de ser uma mera materialização do mal, um elemento que possa ser culpado por todo o infortúnio, o Satã de Milton abriga em si vestígios do bem anterior. Vitimado pela compreensão de seu presente e abatido com as memórias do passado, a personagem coloca-se entre a imagem de grande líder exteriorizada aos outros anjos e as dúvidas que dominam os seus pensamentos. Esta dissertação tem por objetivo contrapor essas duas partes da personagem.por
dc.contributor.advisor1Pereira, Lawrence Flores
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/index.jsppor
dc.contributor.referee1Rubira, Luis Eduardo Xavier
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9798875695341483por
dc.contributor.referee2Ramicelli, Maria Eulália
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/6281610122950296por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5355330788976634por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples