Mostrar registro simples

dc.creatorJurach, Ivanise
dc.date.accessioned2011-09-14
dc.date.available2011-09-14
dc.date.issued2011-03-04
dc.identifier.citationJURACH, Ivanise. The language notion functioning in media instruments of linguistics divulgation. 2011. 133 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2011.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9849
dc.description.abstractThis master‟s dissertation aims to understand the language notion that circulates in media instruments of linguistics disclosure. To do so, we organized a file composed by some of these publisher instruments of teaching/learning languages of Idioms‟ Course and/or of linguistics movements, such as: folders, posters or electronic publish on the internet. We chose to investigate this subject because of the fact the language is distinguished by different designations; what trouble us were the different ways of refereeing to the English Language and the Esperanto; being these two languages, in special, that interested us. The reflections of this work has as theoretical reference the Discourse Analysis (DA) of French line. We are going to investigate the meanings movement about the language‟ definitions awarded in these materials in order to deconstruct the evidences which circulate these two languages in question. From this considerations, we‟ll try to operate with the politic and linguistic political notions that determine the productions and circulation of the meanings‟ effects about the language(s). Thereby, we divided the research in three parts named and constituted by the following way: in the Part I, Some pointed notions during the theoretical way , we presented the notions that will be developed at the long of our theoretical way, among which we pointed the subject, ideology and discourse; also mobilizing the imaginary formations, which are constitutive of the position-subject‟ taken so, after it, to understand the ways‟ movement from globalization to the world in view of these notions are determiners to the imaginary space that take up the languages in present times, XXI century. Have it done, we also approaches the religious‟ subject passage to juridical subject in the Middle Age, because, this is the passage we identify as one of capitalism‟ discourses founders around the language notion. In the Part II, Language and history: meanings effects , we operate with the constitutive historicity of English Language and of Esperanto trying to visualize the social-historical materiality by which these languages circulate media releases. At a last moment, in the Part III, The politic-ideological functioning of and about the languages , we‟ll investigate the politic and the ideology that rule the meanings effects in relation production on the languages, trying to explicit the different designations that circulate in the media instruments of linguistic disclosure to teaching/learning English Language and Esperanto.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectLíngua inglesapor
dc.subjectEsperantopor
dc.subjectIdeologiapor
dc.subjectDesignaçãopor
dc.subjectPolítica de divulgação linguísticapor
dc.subjectEnglish languageeng
dc.subjectEsperantoeng
dc.subjectIdeologyeng
dc.subjectDesignationeng
dc.subjectDisclosure policy languageeng
dc.titleO funcionamento da noção de língua em instrumentos midiáticos de divulgação linguísticapor
dc.title.alternativeThe language notion functioning in media instruments of linguistics divulgationeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA presente dissertação tem por objetivo compreender a noção de língua que circula em instrumentos midiáticos de divulgação linguística. Para isso, organizamos um arquivo composto por alguns destes instrumentos divulgadores do ensino/aprendizagem de línguas em cursos de idiomas e/ou de movimentos linguísticos, tais como: folders, cartazes ou divulgações eletrônicas na internet. Optamos por investigar este assunto em função de a língua se destacar por diferentes designações; o que nos inquieta são os diferentes modos de referir-se à língua inglesa e ao esperanto, sendo estas duas línguas, em especial, que nos interessam. As reflexões deste trabalho têm como referencial teórico a Análise do Discurso (AD) de linha francesa. Investigaremos a movimentação de sentido nas definições de língua atribuídas nestes materiais de divulgação a fim de desconstruir as evidências pelas quais circulam as duas línguas em questão. A partir dessas considerações, mobilizaremos as noções de político e de política linguística que determinam a produção e a circulação dos efeitos de sentido sobre a(s) língua(s). Dividimos a pesquisa em três partes, assim nomeadas e constituídas: na Parte I, Algumas noções destacadas durante o percurso teórico , apresentamos as noções que serão desenvolvidas ao decorrer do percurso teórico, dentre as quais ressaltamos as de sujeito, ideologia e discurso, mobilizando também as formações imaginárias que são constitutivas da tomada de posição-sujeito, para, depois disso, compreendermos a movimentação de sentidos da globalização à mundialização, tendo em vista que estas noções são determinantes no espaço imaginário que ocupam as línguas na atualidade, século XXI. Feito isso, tratamos também da passagem do sujeito religioso ao sujeito jurídico no período histórico da Idade Média, pois é esta passagem que identificamos enquanto um dos discursos fundadores do capitalismo em torno da noção de língua. Na Parte II, Língua e história: efeitos de sentido operamos com a historicidade constitutiva da língua inglesa e do esperanto tentando visualizar a materialidade sócio-histórica pela qual estas línguas circulam em divulgações midiáticas. Em última instância, na Parte III, O funcionamento político-ideológico da(s) e sobre as línguas , investigaremos o político e a ideologia que regem a produção dos efeitos de sentido em relação à(s) língua(s), tentando explicitar as diferentes designações que circulam nos instrumentos midiáticos de divulgação linguística para o ensino/aprendizagem da língua inglesa e do esperanto.por
dc.contributor.advisor1Silveira, Verli Fátima Petri da
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/4907455690392249por
dc.contributor.referee1Assumpção, Simone Silva Pires de
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6376117076673020por
dc.contributor.referee2Scherer, Amanda Eloina
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0683532681929143por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9175694311077361por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples