Mostrar registro simples

dc.creatorArnt, Janete Teresinha
dc.date.accessioned2012-10-04
dc.date.available2012-10-04
dc.date.issued2012-02-08
dc.identifier.citationARNT, Janete Teresinha. ANALYSIS OF DIDACTIC ACTIVITIES FOR THE PROMOTION OF SCIENTIFIC LITERACY. 2012. 137 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9866
dc.description.abstractThis study proposes a critical analysis of activities (extracted) from textbooks of English for Academic Purposes in order to investigate the textbook s practices of promotion of scientific literacy. The focus of analysis is to examine how the textbooks appropriate knowledge produced by research on language, reading as critical literacy, scientific literacy and on the genres they explore (in the case of this research, studies on the science popularization news genre). From the analysis of the reading approaches and the concept of language that underlies the didactic activities, I intend to investigate the extent the activities that constitute this material promote the insertion of students in scientific practices. The corpus is constituted of two units, one of a textbook frequently used to teach English for Academic Purposes in the degrees of Computing Science, Statistics, Geography and Languages at the Federal University of Santa Maria and the other used in extension courses at Federal University of Santa Catarina. Besides being used in these courses, the textbooks were selected because most of their activities are formulated from the genre science popularization news. In these units, first the exercises were classified into prereading, reading and post-reading activities so as to investigate the approach of language that underpin their practices. After that, we investigated the extent to which activities on language proposed in these materials corroborate the concept of language as genre. Finally, we analyze to what extent these activities aimed at promoting scientific literacy. Besides that, we also present a reelaboration of the activities that intends to promote scientific literacy by exploring the genre science popularization news in its ideational, interpersonal, and textual metafunctions. Thus, this study aims at offering possibilities of utilization of the genre science popularization news for promoting scientific literacy and subsidizing the construction of didactic material for English for Academic Purposes.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectCiênciapor
dc.subjectLetramento científicopor
dc.subjectNotícia de popularização da ciênciapor
dc.subjectInglês para fins acadêmicospor
dc.subjectScienceeng
dc.subjectScientific literacyeng
dc.subjectScience popularization newseng
dc.subjectEnglish for academic purposeseng
dc.titleAnálise de atividades didáticas com vistas à promoção de letramento científicopor
dc.title.alternativeAnalysis of didactic activities for the promotion of scientific literacyeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoE ste estudo propõe uma análise crítica de atividades de livros didáticos de leitura instrumental em língua inglesa como forma de explicitar as práticas de promoção de letramento científico em tais materiais. O foco da análise é o modo os livros didáticos de leitura se apropriam das pesquisas sobre linguagem, leituracomo letramento crítico, letramento científico e sobre os gêneros abordados (no caso desta pesquisa, as pesquisas acerca do gênero notícia de PC). A partir da análise da abordagem de leitura e da concepção de linguagem adotadas nas atividades didáticas, pretende-se explicitar em que medida as atividades propostas nesse material promovem a inserção do aluno em práticas discursivas que remetem às práticas científicas. O corpus se constitui de duas unidades de dois livros didáticos de leitura instrumental frequentemente utilizados para ministrar as disciplinas de inglês instrumental ofertadas nos cursos de Ciência da Computação, Estatística, Geografia e Letras da Universidade Federal de Santa Maria e em cursos de extensão na Universidade Federal de Santa Catarina. Além de serem utilizados nessas disciplinas, esses livros foram selecionados por apresentarem atividades formuladas a partir de notícias de PC em sua composição. Nessas unidades, primeiramente, classifico as atividades em pré-leitura, leitura e pós-leitura, de forma a identificar a abordagem de leitura subjacente a elas. Em seguida, investigo em que medida o conceito de linguagem adotada pelos livros é compatível com a visão de linguagem como gênero. Por fim, analiso em que medida as atividades ensejam a promoção de letramento científico. Além disso, apresento atividades complementares com vistas a promover o letramento científico em várias dimensões e explorando a notícia de PC em seus conteúdos ideacional, interpessoal e textual. A pesquisa deverá apontar possibilidades de utilização do gênero notícia de PC para fins de letramento científico como subsídios para a elaboração de material didático para fins de inglês para fins acadêmicos.por
dc.contributor.advisor1Roth, Désirée Motta
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4793139Y7por
dc.contributor.referee1Sturm, Luciane
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/2133499929455953por
dc.contributor.referee2Hendges, Graciela Rabuske
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4794807U6por
dc.contributor.referee3Ticks, Luciane Kirchhof
dc.contributor.referee3Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4771500Y1por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/5051909299746196por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples