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dc.creatorFranke, Carine Daniele
dc.date.accessioned2013-01-22
dc.date.available2013-01-22
dc.date.issued2012-03-09
dc.identifier.citationFRANKE, Carine Daniele. Appropriation and reuse of cultural waste: serializated practices in Amazona, by Sérgio Sant'Anna. 2012. 116 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2012.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9870
dc.description.abstractThis research aimed to analyze in the work Amazona, by the brazilian writer Sérgio Sant'Anna, how new forms of contemporary literature are taking advantage of serialized procedures representation, typical of speeches and/or vehicles from the scope of mass culture. The first chapter seeks to situate the literary writing of Amazona within a cultural background in process of depletion, which operates the weakening of the illustrated models of representation and enables the emergence of new literary forms, which stand for the appropriation, the deviation, the rewriting, the secondary status, the simulation. In the second chapter, which deals with the discursive procedures of hybridization present in Amazona, the aim is to highlight the influence, in the narrative fabrication of the novel, of images and compositional procedures typically feuilletonistic, mapping the ways in which the narrative resembles and conforms to address this serialized discourse of this entertainment literature. From this considerations, it becomes possible, then, already in the last chapter, to determine how the narrative appropriates these discourses in order to recycle then and reframes them, as they are removed from their home environment and inserted into a new context of production. For another perspective, if it is notorious in Amazona to set up a novel that behaves and in many ways simulates the typical narratives of feuilletonistic matrix, it is also possible to observe the incorporation into the fictional universe discursive instances from the cinematographic scope. The Seventh Art works on Amazona in order to influence much of the narrative organization, marking the construction of the narrator, characters, time and space and opening to the formation of a scripture that tends, in many aspects, to the filmic realization.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAmazonapor
dc.subjectHibridização discursivapor
dc.subjectCultura de massapor
dc.subjectEstratégias serializantespor
dc.subjectNarrativa-simulacropor
dc.subjectAmazonaeng
dc.subjectDiscursive hybridizationeng
dc.subjectMass cultureeng
dc.subjectSerialized strategieseng
dc.subjectNarrativesimulacrumeng
dc.titleApropriação e reutilização de resíduos culturais: práticas serializantes em Amazona, de Sérgio Sant'Annapor
dc.title.alternativeAppropriation and reuse of cultural waste: serializated practices in Amazona, by Sérgio Sant'Annaeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEsta pesquisa teve por objetivo analisar na obra Amazona, do escritor brasileiro Sérgio Sant Anna, de que modo as novas formas literárias da contemporaneidade vêm se valendo de procedimentos de representação serializantes, próprios dos discursos e/ou veículos provenientes do âmbito da cultura de massa. O primeiro capítulo busca situar a escritura literária de Amazona dentro de um cenário cultural em fase de esgotamento, que opera o enfraquecimento dos modelos ilustrados de representação e possibilita a emergência de novas formas literárias, que primam pela apropriação, pelo desvio, pela reescritura, pela secundariedade, pela simulação. No segundo capítulo, que trata dos procedimentos de hibridização discursiva presentes em Amazona, o objetivo é destacar a influência, na tessitura narrativa da novela, de imagens e procedimentos de composição caracteristicamente folhetinescos, mapeando os aspectos nos quais a narrativa se assemelha ou se conforma ao discurso serializado dessa literatura de entretenimento. A partir dessas considerações, torna-se possível, então, já no último capítulo, determinar de que modo a narrativa se apropria desses discursos com o intuito de reciclá-los e ressignificá-los, à medida que os retira de seu meio de origem e os insere em um novo contexto de produção. Por outro viés, se é notória em Amazona a tentativa de configurar uma novela que se comporta e em muitos aspectos simula as típicas narrativas de matriz folhetinesca, também é possível que se observe a incorporação ao universo ficcional de instâncias discursivas diretamente provenientes do âmbito cinematográfico. A Sétima Arte atua, assim, em Amazona, de modo a influenciar boa parte da organização narrativa, marcando a construção de narrador, personagens, tempo e espaço e abrindo margem à formação de uma escritura que tende em muitos aspectos para a realização fílmica.por
dc.contributor.advisor1Vieira, Andre Soares
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9443094274110873por
dc.contributor.referee1Figueiredo, Euridice
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9000511359809457por
dc.contributor.referee2Santos, Pedro Brum
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/8231452052035761por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/9634277293753768por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


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