dc.contributor.advisor | Silva, Mara Rubia Alves da | |
dc.creator | Rigo, Lais Cavalheiro | |
dc.date.accessioned | 2015-08-27T13:42:06Z | |
dc.date.available | 2015-08-27T13:42:06Z | |
dc.date.issued | 2014-03-06 | |
dc.date.submitted | 2014 | |
dc.identifier.uri | http://repositorio.ufsm.br/handle/1/988 | |
dc.description | Artigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação Física e Desporto, Curso de Especialização em Educação Física Escolar, RS, 2014. | por |
dc.description.abstract | Knowing the stage of the Youth and Adult Education appeared intended to ascertain which body image built by students of EJA, as these young people, adults and the elderly are perceived as a body, assuming that our experiences are emotional, bodily and relationships with others and with the world are key factors for the construction of the body image. For answers, for our purposes, we use the interview as an instrument for data collection and content analysis for interpreting communications. We understand that the scenario of EJA is heterogeneous, students with life stories so similar and yet so different, each subject used its own language to describe his view of the body. Our knowledge, the images constructed are consolidated from historical, social and cultural meanings instilled in the life history of these subjects. | eng |
dc.description.abstract | Conociendo la etapa de la Educación de Jóvenes y Adultos aparecido intención de verificación de la imagen del cuerpo construído por estudiantes de la EJA, ya que estos jóvenes, adultos y adultos mayores perciben a sí mesmos como um cuerpo, suponiendo que nuestras experiências son emocionales, corporales y las relaciones com los demás y com el mundo son factores clave para la construción de la Imagen Corporal. Para obtener respuestas, para nuestros propósitos, utilizamos la entrevista como instrumento de recolección de datos y análisis de contenido para la interpretación de las comunicaciones. Entendemos que el escenario de la EJA es heterogénea, los estudientes com historias de vida tan similares y tan diferentes, cada sujeto utiliza su próprio linguaje para describir su visión del cuerpo. Nuestro conocimiento, las imágenes construídas se concolidan a partir de significados históricos, sociales y culturales inculcados em la historia de vida de estos sujetos. | spa |
dc.language | por | por |
dc.publisher | Universidade Federal de Santa Maria | por |
dc.rights | Acesso Aberto | por |
dc.subject | EJA (Educação de Jovens e Adultos) | por |
dc.subject | Imagem corporal | por |
dc.subject | Corpo | por |
dc.title | Educação de jovens e adultos: relações na construção da imagem corporal | por |
dc.title.alternative | Educación de jóvenes y adultos: construyendo relaciones en imagen corporal | es |
dc.title.alternative | Youth and adult education: building relationships in body image | eng |
dc.type | Trabalho de Conclusão de Curso de Especialização | por |
dc.degree.local | Santa Maria, RS, Brasil. | por |
dc.degree.specialization | Educação Física Escolar | por |
dc.description.resumo | Conhecendo o cenário da Educação de Jovens e Adultos surgiu a intenção de averiguar qual a imagem corporal construída por alunos da EJA, como esses jovens, adultos e idosos percebem-se enquanto corpo, partindo do princípio de que nossas vivências sejam emocionais, corporais e de relações com o outro e com o mundo são fatores primordiais para a construção da Imagem Corporal. Para obter respostas, aos nossos objetivos, utilizamos a entrevista enquanto instrumento de coleta de dados e a Análise de Conteúdo para interpretação das comunicações. Compreendemos que o cenário da EJA é heterogêneo, alunos com histórias de vida tão semelhantes e ao mesmo tempo tão distintas, cada sujeito usou de uma linguagem própria para descrever a sua concepção de corpo. Podemos afirmar que as imagens construídas estão consolidadas a partir de significados históricos, sociais e culturais incutidos na história de vida destes sujeitos. | por |
dc.publisher.unidade | Centro de Educação Física e Desportos | por |