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dc.creatorAlves, Gabriela Souto
dc.date.accessioned2014-10-06
dc.date.available2014-10-06
dc.date.issued2014-02-24
dc.identifier.citationALVES, Gabriela Souto. O VERNÁCULO BRASILEIRO NA CONTEMPORANEIDADE. 2014. 138 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9897
dc.description.abstractThe mobilization of communities, in actuality, is reinventing itself on account of the particular challenges (Dufour, 2005). The globalization process is an example, since overlaps with the geopolitical boundaries consolidated into another time, while the advance of capitalism pacifieth subjects. Thus, the stabilization of cultural memory is called into question because all precedence is affected by this rearrangement that causes the fragmentation of the subject. It follows a tension between the language and the definition of the vernacular it established. Faced with this issue, this work has as its theme the fact that documenting the vernacular Brazilian consist of a double challenge in contemporary society: 1) required the constant redefinition of contemporary accentuates individuality to the detriment of collective patterns, 2) the Brazilian vernacular sense is connected the Portuguese language, or a language, a priori, of the other. The aim is to problematize the notion of vernacular Brazilian today. The theoretical framework, in turn, comprises the processes of subjectivity in the history of Western culture (Amorim, 2007) and, consequently, the historicizing of Brazil and discusses the concepts of language, writing, and memory (BAKHTIN / VOLOCHINOV, 1999; ORLANDI, 2009; GUIMARÃES, 2005). The research is done from the analysis dialogic ideological-authorial of Eles eram muitos cavalos, a contemporary narrative, of the author Luiz Ruffato, that by bringing the clipping of life that makes up the largest Brazilian city, discuss the tension between subject and language constituting space research relevant to the issue of conflict of Brazilian vernacular today. The novel deals with the subject in contemporary Brazil, built in conflict between the fragmentation and the possible identity vernacular caught it. The final challenge of the work is to distinguish on what grounds, somehow, the plurality documented in the text can point to a constitution unit.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProcessos de subjetivação e historicização da cultura ocidentalpor
dc.subjectVernáculo brasileiropor
dc.subjectContemporaneidadepor
dc.subjectDiscursos em tensãopor
dc.subjectProcesses of subjectivity and historicity of Western cultureeng
dc.subjectVernacular brazilianeng
dc.subjectContemporaryeng
dc.subjectSpeeches in tensioneng
dc.titleO vernáculo brasileiro na contemporaneidadepor
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoA mobilização de coletividades, na atualidade, está se reinventando por conta de desafios particulares (DUFOUR, 2005). O processo de globalização é um exemplo, uma vez que se sobrepõe às fronteiras geopolíticas consolidadas em outro tempo, enquanto o avanço do capitalismo aplaca sujeitos. Com isso, a estabilização da memória cultural é posta em xeque porque toda anterioridade é afetada por esse rearranjo que provoca a fragmentação do sujeito. Decorre daí uma tensão entre língua e definição do vernáculo nela instaurado. Diante dessa questão, este trabalho tem como tema o fato de documentar/atualizar o vernáculo brasileiro consistir em um duplo desafio na contemporaneidade: 1) a constante redefinição exigida do sujeito contemporâneo reacentua a individualidade em detrimento de padrões coletivos; 2) o senso vernacular brasileiro está ligado à língua portuguesa, ou seja, língua, a priori, do outro. O objetivo é problematizar a noção de vernáculo brasileiro na atualidade. A referência teórica, por sua vez, abrange os processos de subjetivação na história da cultura ocidental (AMORIM, 2007) e, consequentemente, na historicização do Brasil e trata dos conceitos de língua, escrita e memória (BAKHTIN/VOLOCHINOV, 1999; ORLANDI, 2009; GUIMARÃES, 2005). A pesquisa é feita a partir da análise dialógica do projeto ideológico-autoral de Eles eram muitos cavalos, uma narrativa contemporânea, de Luiz Ruffato, que, ao trazer o recorte da vida que compõe a maior cidade brasileira, tematiza a tensão entre sujeito e linguagem, constituindo espaço relevante para investigação da questão conflituosa do vernáculo brasileiro hoje. O romance trata do sujeito brasileiro na contemporaneidade, construído em meio ao conflito entre a fragmentação e a possível identidade vernácula nela flagrada. O desafio final do trabalho é distinguir por que, de algum modo, a pluralidade documentada no texto pode apontar para uma constituição de unidade.por
dc.contributor.advisor1Magalhães, Anderson Salvaterra
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4761499Z5por
dc.contributor.referee1Cervo, Larissa Montagner
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4501217J4por
dc.contributor.referee2Sturza, Eliana Rosa
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799029U3por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/4937561248606261por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


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