Mostrar registro simples

dc.creatorWagner, Alison Marcelo
dc.date.accessioned2015-06-23
dc.date.available2015-06-23
dc.date.issued2015-02-27
dc.identifier.citationWAGNER, Alison Marcelo. THE TEACHING WORK REPRESENTED IN A SPANISH LANGUAGE TEACHER S DISCOURSE FROM SANTA MARIA - RS. 2015. 150 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9924
dc.description.abstractResearches reveal a problem of foreign language teachers‟ profession in the Brazilians public schools. These studies generally focus on a kind of learning that is being developed by teachers without the proper knowledge of what really can influence in this kind of activity. In this way, the critics toward the teaching of foreign language that are practiced in Brazil are intense and numerous. In a certain way, it constitute a social voice present in discourse about the subject. Then, based in the principle that a larger conceptualization of work can lead us to a large capacity to became aware about what mean the teachers‟ work, I did analysis in this research about voices present in the discourse of a Spanish language teacher from Santa Maria-RS. My objective was to investigate how the teacher‟s discourse is organized according to the production‟s context and what representation about the Spanish language teacher‟s work appears from his voice. My hypothesis is the teacher‟s act in classroom should be scheduled by different materialized voices in the discourse about the teaching of Spanish, construing also a representation of its work as professor. To verify this hypothesis, I realize an analysis of transcription of oral interview with a Spanish teacher from Santa Maria that works in a public school. My review of literature is based the bases of chart analysis of social interactionism (ISD) developed by Bronckart (2009 [1999]) such as the ideas developed by ergonomics of activity and by Clinic of activity in the work‟s concept. The data‟s analysis helped me to identify that, even the teacher demand an autonomic practice in classroom, representing a dedicated and innovative, actually, his discourse materialize an work based by prescriptions and coercion from another voices that pass through it.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectTrabalhopor
dc.subjectProfessor de espanholpor
dc.subjectInteracionismo sociodiscursivopor
dc.subjectWorkeng
dc.subjectSpanish teachereng
dc.subjectSocio-discursive Interactionismeng
dc.titleO trabalho docente representado em uma fala de uma professora de língua espanhola da cidade de Santa Maria - RSpor
dc.title.alternativeThe teaching work represented in a spanish language teacher s discourse from Santa Maria - RSeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoPesquisas revelam a problemática da profissão do professor de língua estrangeira nas escolas públicas do Brasil. Esses estudos geralmente focalizam o tipo de aprendizagem que está sendo desenvolvida pelo professor sem uma real compreensão do que pode interferir neste tipo de atividade. Desse modo, as críticas ao ensino de língua estrangeira praticado no país são intensas e numerosas, o que acaba, de certa forma, se constituindo como uma voz social presente nos debates sobre o tema. Assim, partindo do princípio de que uma conceitualização mais ampliada do trabalho pode nos levar a uma maior conscientização do que vem a ser o trabalho do professor, realizei, nesta pesquisa, uma análise da fala de uma professora de língua espanhola. Meu objetivo foi investigar como o texto/discurso dessa professora se organiza a partir do contexto de produção e que representação sobre o trabalho do professor de espanhol emerge dessa fala. Minha hipótese é que o agir da professora em sala de aula seja pautado pelas diferentes vozes materializadas em seu discurso sobre o ensino de língua espanhola, configurando, também, uma representação de seu trabalho docente. Para verificar essa hipótese, realizei a análise da transcrição de uma entrevista oral realizada com uma professora de espanhol da cidade de Santa Maria-RS que trabalha na rede estadual de ensino. Como referencial teórico-metodológico utilizei as bases do quadro de análise do Interacionismo Sociodiscursivo (ISD) desenvolvido por Bronckart (2009[1999]) bem como os pressupostos da Ergonomia da Atividade e da Clínica da Atividade no que se refere ao conceito de trabalho. A análise dos dados permitiu identificar que, ainda que a professora reinvidique uma prática autônoma em sua fala, representando um professor dedicado e inovador, seu texto/discurso materializa, na verdade, um trabalho balizado pelas prescrições e pelas coerções de outras vozes que o perpassam.por
dc.contributor.advisor1Negreiros, Gil Roberto Costa
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5584643092386755por
dc.contributor.referee1Braida, Fabrícia Cavichioli
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4259984U5por
dc.contributor.referee2Sturza, Eliana Rosa
dc.contributor.referee2Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4799029U3por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/7123411757184377por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples