Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Andrio de Jesus Rosa dos
dc.date.accessioned2016-07-05
dc.date.available2016-07-05
dc.date.issued2015-12-16
dc.identifier.citationSANTOS, Andrio de Jesus Rosa dos. "LOVER OF WILD REBELLION": THE SATANIC FIGURATION IN WILLIAM BLAKE'S CONTINENTAL PROPHECIES. 2015. 201 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9949
dc.description.abstractIn this study, I analyze the thematic development of William Blake s satanic figure, the character Orc. To this end, I approach the illuminated poems called ―Continental Prophecies‖, which are composed by the books America A Prophecy (1793), Europe A Prophecy (1794) and The Song of Los (1795), that is divided into two parts, ―Africa‖ and ―Asia‖. In these works, Blake articulates themes such as apocalypse, energy, imagination and revolution in a relation to the French and the American Revolution and criticizes the political, religious and artistic thinking of the period. Of the matter of methodology, this work presents four chapters. In the first, I discuss the problems about the Devil s theme, from the Middle Ages to the Romanticism, starting by a mythical-religious approach of this figure, and then investigating the demon as a literary myth. In the second, I present a discussion about the characterization of Orc and his opponent, Urizen. I also analyze the poem America, focused on questions about desire, revolution and liberty. In he third, I discuss about Europe and proceed with the mapping of the satanic theme in Blake s prophecies. I also approach the question of the repression of desire, represented by the character Enitharmon, and discuss the subversions undertaken by Blake on religious dogma. In the fourth, I approach The Song of Los and argue about the blakean mythology, his ideal of Satanism, and also confront critical reading and interpretive perspectives of Blake s work. My discussion is developed in a constant dialogue between three instances: religious, social and artistic. This conception was thought by Peter Schock (2003), treated as a ―Cultural Matrix‖. This study explores how Blake s art dialogues with eighteenth century revolutions, it discuss its religious, political and artistic influences, and offers a conception of Blake s satanic ideal in his prophecies. The character Orc, in these poems, presents an amalgam of his artistic, religious and social thinking, an instance of confrontation through which Blake conceive metaphysical ideals, as the philosophy of contraries or the sensual enjoyment. Through the development of the Devil s theme, the artist tries to signify conflicting thoughts as sin and sensual delight, heaven and hell, body and soul, subverting these issues by a infernal ideal.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectSatanismopor
dc.subjectApocalipsepor
dc.subjectRevoluçãopor
dc.subjectOrcpor
dc.subjectSatanismeng
dc.subjectApocalypseeng
dc.subjectRevolutioneng
dc.subjectOrceng
dc.title"Amante de selvagem rebelião": a figuração satânica nas profecias continentais de William Blakepor
dc.title.alternative"Lover of wild rebellion": the satanic figuration in William Blake's continental prophecieseng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoNeste estudo, analiso o desenvolvimento temático da figura satânica na obra de William Blake, a personagem Orc. Para tal, trabalho com os poemas iluminados denominados de ―Continental Prophecies‖, compostos pelas obras America A Prophecy (1793), Europe A Prophecy (1794) e The Song of Los (1795), este dividido em duas partes, ―Africa‖ e ―Asia‖. Nessas obras, Blake articula temas como apocalipse, energia, imaginação e revolução em relação à Revolução Francesa e à Americana e tece críticas ao pensamento político, religioso e artístico do período. Este trabalho apresenta quatro capítulos. No primeiro, discuto os problemas acerca do tema do Diabo, desde o medievo até o Romantismo, partindo de uma abordagem mítico-religiosa para então abordar o demônio como mito literário. No segundo, apresento uma discussão sobre a caracterização da personagem Orc e sua relação com seu opositor, Urizen. Construo também uma análise do poema America, centrada em questões sobre desejo, revolução e liberdade. No terceiro, trato de Europe e prossigo com o mapeamento da temática satânica nas profecias de Blake. Abordo também a questão da repressão do desejo, representada pela personagem Enitharmon, e as subversões empreendidas por Blake acerca de dogmas religiosos. No quarto, abordo The Song of Los e discorro sobre a mitologia blakeana, seu ideal de satanismo, além de confrontar vieses críticos de leitura e interpretação da obra de Blake. Minha discussão é desenvolvida em um constante diálogo entre três instâncias: religiosa, social e artística. Tal concepção é abordada por Peter Schock (2003), tratada como ―Matriz Cultural‖. Este estudo explora como a arte de Blake dialoga com as revoluções do século XVIII, discute suas influências religiosas, políticas e artísticas, além de oferecer uma concepção acerca do ideal satânico de Blake em suas profecias. A personagem Orc, nesses poemas, apresenta um amálgama do pensamento artístico, religioso e social do artista, uma instância de confronto através da qual Blake concebeu ideais metafísicos, como a filosofia dos contrários ou o deleite dos sentidos. Através do desenvolvimento do tema do diabo, o artista tenta significar pensamentos conflitantes, como pecado e deleite sensual, céu e inferno, corpo e alma, subvertendo tais questões a partir de um ideal infernal.por
dc.contributor.advisor1Tavares, Enéias Farias
dc.contributor.advisor1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4757364Z2por
dc.contributor.referee1Steil, Juliana
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/5586916987453183por
dc.contributor.referee2Alós, Anselmo Peres
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4335387854670599por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1658820044789871por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples