Mostrar registro simples

dc.creatorPillon, Samariene Lucia Lopes
dc.date.accessioned2007-09-21
dc.date.available2007-09-21
dc.date.issued2007-08-21
dc.identifier.citationPILLON, Samariene Lucia Lopes. The formation of a readers community. 2007. 119 f. Dissertação (Mestrado em Letras) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2007.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9957
dc.description.abstractThis work has as objective to analyze the formation of a readers’ community, through the analysis of an opinion article and the letters written in response to it. The corpus of the study consists of four Veja magazine columns written by Diogo Mainardi and of eleven readers’ letters addressed to him as responses. Beginning with the definition of motivation, by Meurer (1997), the analysis takes place concerning the appraisal theory precepts, by Martin & White (2005), and also the ethos conception, organized by Amossy (2005). Throughout the study, there is a belief on the possibility of applying the systems of genres, by Bazerman (2005), which points out to a regular sequence generated by a source-text (column) followed by others (in favor and against letters). The appraisal theory has been used to evaluate the language of each text, through the application of engagement and attitude strategies which are graded. Based on these categories, feelings and emotional reactions are analyzed, value assessments are done, and voices can be recognized within the expressions around any given question. It is our purpose to check how the alignment of these readers takes place in value communities. To do so, the observation of the genres system is intended. The production framework of these texts has been established since the discursive practice definition, by Fairclough (2001) and also from a social background, by Halliday (1989). Concerning the attitude evaluation marks, a prevalence of assessments could be observed, followed by approval and affection manifestations, the latter in smaller number. To what concerns the means of grading the evaluative anifestations, a high level of commitment by the writer has been verified in most of the opinion articles and reader’s letters. Considering the engagement process, there has been a predominance of the heteroglossy, within a large occurrence of dialogic contraction. The observation of the texts has confirmed the formation of a readers’ community hypothesis, arranged by people who read for admiration, others who seem to be curious, many others who feel challenged, shocked by polemic issues that many times cause awkwardness: all readers, as to show agreement or disagreement or to criticize. Based on the earlier observations, there is a tendency to believe that the ethos established by Diogo Mainardi in his texts could be the motivation to the formation of this communityeng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectAvaliaçãopor
dc.subjectLeitorespor
dc.subjectComunidadepor
dc.subjectEthospor
dc.subjectCarta do leitorpor
dc.subjectEvaluationeng
dc.subjectReaderseng
dc.subjectCommunityeng
dc.subjectEthoseng
dc.titleA formação de uma comunidade de leitorespor
dc.title.alternativeThe formation of a readers communityeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoEste trabalho tem como objetivo analisar a formação de uma comunidade de leitores, através da análise do artigo de opinião e das cartas produzidas em resposta a esses artigos. O corpus de estudo é composto de quatro colunas da revista Veja escritas por Diogo Mainardi e de onze cartas do leitor endereçadas ao escritor. A partir da noção de motivação, de Meurer (1997), a análise é realizada com base nos preceitos da teoria da valoração, de Martin & White (2005), e da noção de ethos, organizada por Amossy (2005). Com o estudo, acredita-se ser possível aplicar o conceito de sistemas de gêneros, de Bazerman (2005), que aponta uma seqüência regular formada por um texto-fonte (coluna) seguido de outros ("cartas a favor" e "cartas contra"). A teoria da valoração foi usada para avaliar a linguagem de cada texto, através do emprego de estratégias de engajamento e atitude, que são graduadas. Através dessas categorias, analisam-se sentimentos, reações emocionais, fazem-se julgamentos de valor, reconhecem-se vozes nas manifestações em torno de uma questão. Com a observação do sistema de gêneros formado por artigos de opinião e cartas do leitor, pretendemos verificar como ocorre o alinhamento dos leitores destes textos em comunidades de valor. O contexto de produção dos textos foi buscado a partir da noção de prática discursiva, de Fairclough (2001) e de contexto social, de Halliday (1989). No caso das marcas de avaliação atitudinal, pode-se observar um predomínio dos julgamentos, seguidos pelas apreciações e pelas manifestações de afeto, estas em menor número. Quanto à forma de graduar as manifestações avaliativas, verificou-se, nos artigos de opinião e nas cartas do leitor, que, na maioria das vezes, as opiniões são manifestadas com alto grau de compromisso do produtor. Houve, quanto ao engajamento, um predomínio da heteroglossia, com a grande ocorrência de contração dialógica. A observação dos textos comprovou nossa hipótese da formação de uma comunidade de leitores, composta por pessoas que lêem por admiração, por outras que parecem estar curiosas, outras tantas que se sentem desafiadas, chocadas com as polêmicas que muitas vezes lhes causam estranhamento: todos leitores, seja para concordar, para discordar, seja para criticar. Com base nas observações feitas, acredita-se que o ethos construído por Diogo Mainardi em seus textos seria a motivação para a formação dessa comunidadepor
dc.contributor.advisor1Barros, Nina Célia Almeida de
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/6663081785223445por
dc.contributor.referee1Giering, Maria Eduarda
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/9369529788005920por
dc.contributor.referee2Roth, Désirée Motta
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/1041903940850268por
dc.contributor.referee3Pires, Vera Lucia
dc.contributor.referee3Latteshttp://lattes.cnpq.br/5208471526559153por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1627489584934280por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentLetraspor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Letraspor
dc.subject.cnpqCNPQ::LINGUISTICA, LETRAS E ARTES::LETRASpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples