Mostrar registro simples

dc.contributor.advisorBolzan, Doris Pires Vargas
dc.creatorSilva, Claudia Marin da
dc.date.accessioned2015-09-01T15:18:38Z
dc.date.available2015-09-01T15:18:38Z
dc.date.issued2009
dc.date.submitted2009
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/998
dc.descriptionArtigo (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Artes e Letras, Especialização em Tecnologias da Informação e Comunicação Aplicadas à Educação, EaD, RS, 2009.por
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectEducaçãopor
dc.subjectInternetpor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectConhecimentopor
dc.titleAs tecnologias de informação e comunicação e suas implicações no contexto educacional das séries iniciais do ensino fundamental: novas ferramentas para o processo se ensinar e aprender?por
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Restinga Seca, RS, Brasilpor
dc.degree.specializationCentro de Artes e Letraspor
dc.description.resumoA utilização das tecnologias de informação e de comunicação na educação tem sido indicada como ferramentas capazes de favorecer os processos de ensino e de aprendizagem em contexto escolar. Entretanto, há muitos questionamentos relativos às formas de mediação e interação envolvidas nesse processo. A partir disso, busca-se neste trabalho focar o uso das tecnologias de informação e comunicação, especificamente, o manuseio do computador e seus recursos disponíveis, exemplificando os objetos de aprendizagem, e suas contribuições para o processo de ensinar e de aprender dos aprendizes. Esta é uma pesquisa de cunho teórico reflexivo, que objetiva elencar os benefícios e os desafios da interação virtual no contexto escolar, a partir dos estudos de Ausubel (2009), Levy (1999) e Wielewicki (2008). A escolha do tema surgiu devido à emergência das tecnologias digitais e a necessária adaptação que o contexto escolar necessita passar para adequarse as novas formas de saber, pois não basta apenas dar acesso às mídias digitais, é preciso saber o que fazer com elas. Busca-se evidenciar no decorrer do estudo, que o uso do computador, a partir do manuseio de objetos de aprendizagem, pode vir a colaborar no processo de ensinar e de aprender dos alunos, favorecendo a participação e interação das crianças com os conteúdos escolares.por
dc.publisher.unidadeCentro de Artes e Letraspor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples