Mostrar registro simples

dc.creatorSouza, Sandro Amorim de
dc.date.accessioned2016-06-27
dc.date.available2016-06-27
dc.date.issued2014-04-22
dc.identifier.citationSOUZA, Sandro Amorim de. STUDY OF THE MATRIX PRODUCT BY MEANS OF THE SQUARED MINIMUM METHOD: ON APPROACH DESIGNED FOR HIGH SCHOOL. 2014. 92 f. Dissertação (Mestrado em Matemática) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2014.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/9991
dc.description.abstractIt has always been a challenge for math teachers to motivate students nowadays, with access to new technologies, this becomes and even greater challenge. One of the strategies that can be utilized in trying to increase the students interest in math classes is the search for application examples for the content seen in class. It s known that this work is not always that simple, making some subjects be seen as plain theory and algebraic, like is the matrix product s case. The present work targets to introduce a real application for the matrix product bringing the Minimum Square Method in Middle School and implementing the GeoGebra software. Furthermore, this proposal s application analysis was performed in a federal institution s Middle School class. Besides the difficulties met during the process, we can say that the reached results were satisfactory, resulting in the proposed work to be achieved.eng
dc.description.sponsorshipCoordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectProduto matricialpor
dc.subjectEnsino médiopor
dc.subjectTecnologiaspor
dc.subjectMétodo de mínimos quadradospor
dc.subjectMatrix producteng
dc.subjectMiddle schooleng
dc.subjectTechnologieseng
dc.subjectMinimum square methodseng
dc.titleESTUDO DO PRODUTO MATRICIAL POR MEIO DO MÉTODO DOS MÍNIMOS QUADRADOS: UMA ABORDAGEM DESTINADA AO ENSINO MÉDIOpor
dc.title.alternativeSTUDY OF THE MATRIX PRODUCT BY MEANS OF THE SQUARED MINIMUM METHOD: ON APPROACH DESIGNED FOR HIGH SCHOOLeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoSempre foi um desafio para os professores de matemática fazer com que os alunos se sentissem motivados e nos dias de hoje, com o acesso tão fácil a novas tecnologias, isso se torna um desafio ainda maior. Uma das estratégias que podem ser utilizadas na tentativa de aumentar o interesse dos alunos pelas aulas de matemática, é a busca de exemplos de aplicação para os conteúdos vistos em sala. Sabe-se que esta tarefa nem sempre é simples, fazendo com que alguns conceitos sejam vistos de forma puramente teórica e algébrica, como é o caso do produto matricial. O presente trabalho objetiva apresentar uma real aplicação para o produto matricial, trazendo o Método de Mínimos Quadrados para o Ensino Médio e utilizando na implementação o software GeoGebra. Além disso, realizou-se uma análise da aplicação dessa proposta em uma turma do Ensino Médio integrado de uma instituição federal. Apesar das dificuldades encontradas durante o processo, pode-se dizer que os resultados alcançados foram satisfatórios, fazendo com que o trabalho proposto alcançasse seus objetivos.por
dc.contributor.advisor1Mathias, Carmen Vieira
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0112509701698645por
dc.contributor.referee1Buligon, Lidiane
dc.contributor.referee1Latteshttp://buscatextual.cnpq.br/buscatextual/visualizacv.do?id=K4762903H6por
dc.contributor.referee2Bellicanta, Leandro Sebben
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/4588357217648732por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/8681936635960417por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentMatemáticapor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Matemáticapor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS EXATAS E DA TERRA::MATEMATICApor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples