O modelo de excelência na gestão como ferramenta de avaliação de uma gestão educacional democrática
Abstract
Os desafios do mundo moderno afetam a educação em nosso país, aliados às mudanças comportamentais, econômicas, políticas e sociais, esses fatores tem resultado em novas formas de gestão em períodos de tempo cada vez menores. Para que a educação possa enfrentar esses desafios, é necessária a qualidade, que se assenta na competência de seus profissionais, em oferecer aos alunos e a comunidade em geral experiências educacionais formativas, capazes de desenvolver o conhecimento, as habilidades e as atitudes. Nesse sentido o modelo de Gestão baseado no Modelo de Excelência em Gestão (MEG) é proposto como uma ferramenta que proporciona um diferencial para as escolas que o adotam. Esse modelo propõe para as escolas como sistemática, avaliar a gestão, e buscar a melhoria contínua. O intuito do processo de avaliação é a melhoria da eficiência e da eficácia das escolas, de forma sistêmica. Esse modelo proposto é constituído por elementos integrados, que orientam a adoção de práticas de gestão voltadas para a excelência gerencial, com a finalidade de levar as escolas a padrões elevados de desempenho e de qualidade em gestão educacional. Diante do grande desafio das escolas de oferecer um ensino democrático, ou seja, de qualidade para todos, a avaliação e a melhoria contínua são requisitos fundamentais para efetividade do processo, sendo proposto o Modelo de Excelência em Gestão como ferramenta para avaliar e alinhar o modelo de gestão da escola.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]