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dc.contributor.advisorFurquim, Alexandra Silva dos Santos
dc.creatorMohr, Alana Claudia
dc.date.accessioned2014-03-13
dc.date.accessioned2014-03-13T14:51:29Z
dc.date.available2014-03-13T14:51:29Z
dc.date.issued2013-11-29
dc.date.submitted2014-03-13
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/102
dc.descriptionMonografia (especialização) - Universidade Federal de Santa Maria, Centro de Educação, Curso de Especialização em Gestão Educacional, EaD, RS, 2013.por
dc.description.abstractStarting from studies and poststructuralist perspective readings I have other ways to look and discuss situations put as truths only in our everyday. This way, the problems of this study unfolds under the listed produced by neo-liberalism in the educational field, to the extent that, objective display the crystallized of congruences surrounding contemporary education. To this end, this study takes as analytical programmes materiality Flow correction adopted into the State Network of Rio Grande do Sul, considering these are woven by the neoliberal rationality coming naming, of certain forms, subjects, the actions, the pipes, the lives. The will to know in this work is to understand the conditions of possibility that did emerge from programs Flow correction as a necessity of education for All, and understand as these programs come running like governing strategy of the subjects and what are the effects of this governing to the school management while management the "bodies". The flow Correction programs, while the strategy governing, validated itself as a true knowledge and legitimate in contemporary, which is hardly disputed. This effect of no contest can be perceived in the Organization and dissemination of their contents and results (statistics) achieved with the implementation of these programs. These data contribute to the production of representations about the effectiveness of these programs to act on repair of the indexes of students in distortion age/series in Brazil.eng
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertoeng
dc.subjectGovernamentopor
dc.subjectGestão escolarpor
dc.subjectProgramas de correção de fluxopor
dc.titleProgramas de correção de fluxo no RS: efeitos da racionalidade neoliberal na gestão escolarpor
dc.title.alternativeFlow correction programs in rio grande do sul: effects of liberal rationality in school managementeng
dc.typeTrabalho de Conclusão de Curso de Especializaçãopor
dc.degree.localPolo de Agudo, RS, Brasilpor
dc.degree.levelEspecializaçãopor
dc.degree.specializationGestão Educacional, EaDpor
dc.description.resumoPartindo de estudos e leituras da perspectiva pós-estruturalista, passo a ter outras maneiras de olhar e de problematizar situações postas como verdades únicas em nosso cotidiano. Nessa direção, a problemática deste estudo se desdobra sob os enunciados produzidos pelo Neoliberalismo no campo educacional, na medida em que, objetiva fazer aparecer às congruências dos ditos cristalizados que cercam a educação contemporânea. Para isso, este estudo toma como materialidade analítica os Programas de Correção de Fluxo adotados na Rede Estadual do Rio Grande do Sul, considerando que estes são tecidos pela racionalidade neoliberal que vem nomeando, de determinadas formas, os sujeitos, as ações, as condutas, as vidas. A vontade de saber neste trabalho está em entender as condições de possibilidade que fizeram emergir os Programas de Correção de Fluxo como uma necessidade da Educação para Todos, e compreender como estes Programas vem funcionando como estratégia de governamento dos sujeitos escolares e quais os efeitos deste governamento para a gestão escolar na gerência dos corpos. Os Programas de Correção de Fluxo, enquanto estratégia de governamento, validaram-se como um saber verdadeiro e legítimo na contemporaneidade, o qual dificilmente é contestado. Esse efeito da não contestação pode ser percebido na organização e divulgação dos índices e resultados (estatísticos) alcançados com a implementação destes Programas. Esses dados contribuem para a produção de representações sobre a eficácia destes Programas para atuarem na reparação dos índices de alunos em distorção idade/série no Brasil.por
dc.publisher.unidadeCentro de Educaçãopor


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  • Gestão Educacional - EaD [950]
    Coleção dos trabalhos de conclusão do Curso de Especialização em Gestão Educacional - EaD

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