Projeto político pedagógico como instrumento da gestão democrática e participativa
Resumen
Este trabalho apresenta uma pesquisa bibliográfica, voltada para o estudo
sobre a gestão educacional numa visão democrática e participativa. Por meio deste
estudo procurou-se ressaltar a importância vital da participação popular nos
mecanismos de participação dentro dos processos de gestão, para uma abertura
significativa de descentralização administrativa e pedagógica, no sentido da escola
se tornar um espaço de ingresso e permanência com sucesso, servindo aos fins a
que se destina, que é da formação integral do aluno, desde o ensinamentos
previstos no currículo à formação do cidadão consciente de suas possibilidades e
limitações, fazendo uma retrospectiva histórica da educação brasileira para justificar
modelos autoritários presentes ainda na educação. A educação, como qualquer
outra atividade humana, exige esforços coletivos para o bom desenvolvimento das
ações. Em uma rápida viagem pela história da humanidade, percebe-se,
que à medida que vão ocorrendo transformações econômicas, sociais e políticas aparece também a necessidade de se aprimorar os processos administrativos, com a escola não é diferente, pois é uma empresa sem fins lucrativos, mas objetiva alcançar o aperfeiçoamento do educando, transformando-o em cidadão.
Colecciones
- Gestão Educacional - EaD [950]