Mostrar registro simples

dc.creatorSantos, Tiarles Rosa dos
dc.date.accessioned2016-05-09
dc.date.available2016-05-09
dc.date.issued2015-11-30
dc.identifier.citationSANTOS, Tiarles Rosa dos. THE WEBQUEST METHODOLOGY FOR PROLEMATIZATION CONCEPTS OF CHEMICAL AS A STRATEGY TO PROMOTE SIGNIFICANT LEARNING. 2015. 99 f. Dissertação (Mestrado em Educação) - Universidade Federal de Santa Maria, Santa Maria, 2015.por
dc.identifier.urihttp://repositorio.ufsm.br/handle/1/10669
dc.description.abstractThe technologies are increasingly present day in our lives and in the school environment. However, the potentiating access to information, creating a new challenge for educators and students in order to carry out the construction of learning through autonomy, a critical and creative perspective. In this sense, this study aims to evaluate the potential use of Webquest methodology for improving the teaching-learning process in the subject of chemistry. The work falls under the line of Educational Technology Development Research Network of PPGTER and has as a final product to produce a Chemical newspaper, addressing various topics of everyday life of students involving chemical concepts. Research has research-action character as it includes in addition to the researcher, the students in their final year of high school College Technical Industrial de Santa Maria (CTISM) and is divided into three stages, involving exploratory studies, construction activities and evaluation methodology by students. Data will be collected through questionnaires survey type and delivery of abstracts and Chemicals newspapers as a way to assess the effectiveness of this methodology.eng
dc.formatapplication/pdfpor
dc.languageporpor
dc.publisherUniversidade Federal de Santa Mariapor
dc.rightsAcesso Abertopor
dc.subjectWebquestpor
dc.subjectAprendizagem significativapor
dc.subjectConceitos químicospor
dc.subjectMeaningful learningeng
dc.subjectChemical conceptseng
dc.titleA metodologia Webquest na prolematização dos conceitos químicos como estratégia para promover a aprendizagem significativapor
dc.title.alternativeThe Webquest methodology for prolematization concepts of chemical as a strategy to promote significant learningeng
dc.typeDissertaçãopor
dc.description.resumoAs tecnologias estão a cada dia mais presentes em nossas vidas e no ambiente escolar. No entanto, ao potencializarem o acesso à informação, criam um novo desafio para educadores e alunos de forma a efetivar a construção da aprendizagem, através da autonomia, numa perspectiva crítica e criativa. Nesse sentido, o presente trabalho tem como objetivo avaliar as potencialidades do uso da metodologia Webquest para a melhoria do processo de ensino-aprendizagem na disciplina de Química. O trabalho se enquadra na linha de pesquisa de Desenvolvimento de Tecnologias Educacionais em Rede do PPGTER e possui como produto final a produção de um jornal Químico, abordando diversas temáticas do cotidiano dos estudantes que envolvem conceitos químicos. A pesquisa possui caráter de pesquisa-ação em que inclui além do pesquisador, os estudantes do último ano do Ensino Médio do Colégio Técnico Industrial de Santa Maria (CTISM) e está dividida em três etapas, envolvendo estudos exploratórios, construção das atividades e avaliação da metodologia por parte dos estudantes. Os dados serão recolhidos através de questionários do tipo survey e entrega de resumos e dos Jornais Químicos como forma de avaliar a eficácia desta metodologia.por
dc.contributor.advisor1Barin, Cláudia Smaniotto
dc.contributor.advisor1Latteshttp://lattes.cnpq.br/0832298305352059por
dc.contributor.referee1Rocha, Karla Marques da
dc.contributor.referee1Latteshttp://lattes.cnpq.br/3301494042964760por
dc.contributor.referee2Ellensohn, Ricardo Machado
dc.contributor.referee2Latteshttp://lattes.cnpq.br/0307859719242030por
dc.creator.Latteshttp://lattes.cnpq.br/1052105739008089por
dc.publisher.countryBRpor
dc.publisher.departmentEducaçãopor
dc.publisher.initialsUFSMpor
dc.publisher.programPrograma de Pós-Graduação em Tecnologias Educacionais em Redepor
dc.subject.cnpqCNPQ::CIENCIAS HUMANAS::EDUCACAOpor


Arquivos deste item

Thumbnail

Este item aparece na(s) seguinte(s) coleção(s)

Mostrar registro simples