Acessibilidade para pessoas com deficiência visual em cursos no Moodle: guia para professores
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Data
2015-12-29Primeiro orientador
Dal-Forno, Josiane Pozzatti
Metadata
Mostrar registro completoResumo
Esta dissertação de mestrado foi desenvolvida junto ao Programa de Pós-
Graduação em Tecnologias Educacionais em Rede, na linha de pesquisa de Gestão
de Tecnologias Educacionais em Rede e tem como produto final um Conjunto de
Diretrizes de Acessibilidade para Deficientes Visuais no Moodle, bem como um
Objeto de Aprendizagem para divulgação das mesmas. Considera-se que a
educação tem que ser democrática precisa atender todos os tipos de educandos,
incluindo os deficientes visuais. Para apoiar o processo de inclusão, considerando a
utilização de Ambientes Virtuais de Ensino e Aprendizagem (AVEA), diferentes
diretrizes de acessibilidade vêm sendo criadas para serem observadas na criação de
recursos educacionais virtuais. No entanto, o que se percebe é uma carência no que
se refere a uma relação mais próxima entre as diretrizes e sua aplicabilidade em tais
ambientes. Considerando o AVEA Moodle, esta dissertação teve como objetivo
criação de um guia de diretrizes de acessibilidade para apoiar os professores na
elaboração de suas disciplinas ou cursos, quando estes necessitarem de auxilio
para disponibilizarem materiais para alunos com deficiência e apresentá-las em um
Objeto de Aprendizagem. Este foi desenvolvido na forma de um recurso do tipo Livro
do Moodle, de forma a aproximar as diretrizes do professor no momento da criação
de um curso. Após o desenvolvimento, as diretrizes e o livro foram avaliados por
professores, que utilizaram o livro para criarem cursos no Moodle, avaliando as
diretrizes em si, bem como a usabilidade do recurso. Também participaram da
avaliação alunos deficientes visuais, sendo que estes realizaram um curso
desenvolvido pela autora desta pesquisa, no intuito de avaliar se as diretrizes
possibilitam a criação de um curso mais acessível. Como conclusão, após as
avaliações, esta pesquisa pode contribuir com docentes que tenham alunos com
deficiência visual, pois a forma com que as diretrizes foram apresentadas pode
facilitar a organização e a elaboração dos conteúdos e os alunos deficientes visuais
poderão aprender e participar de forma igualitária.