Introdução ao estudo de derivada: uma sequência didática com o uso do software GeoGebra
Visualizar/ Abrir
Data
2011-12-20Autor
Assumpção, Paula Gabrieli Santos de
Metadata
Mostrar registro completoResumo
O presente trabalho apresenta uma proposta de ensino para o estudo do conceito de derivada através de uma sequência didática, utilizando-se como ferramenta de apoio o software GeoGebra. Destacam-se alguns aspectos pertinentes à inserção de recursos tecnológicos em sala de aula, entre eles: um breve histórico em âmbito nacional, reflexão sobre o uso do computador na educação e novas atribuições para professor e aluno. Para subsidiar a elaboração da sequência didática apresenta-se uma análise do ensino da disciplina de Cálculo Diferencial e Integral, apontando-se para a predominância do ensino tradicional, onde percebe-se a valorização da memorização, da aplicação de técnicas, regras e algoritmos. Este procedimento contribui para ter-se elevados índices de reprovação e de desistência em disciplinas de Cálculo. A sequência didática proposta pretende-se auxiliar no processo de ensino da disciplina de cálculo, em particular no estudo de derivada. Além disso, buscou-se subsídios teóricos na Teoria dos Campos Conceituais desenvolvida por Vergnaud, que leva em conta as condições da aprendizagem conceitual. A sequência didática foi dividida em três blocos tratando dos seguintes assuntos: reta tangente a uma curva; velocidade e função derivada, respectivamente. Nestas atividades procurou-se, com o apoio do aplicativo GeoGebra entrelaçar conhecimentos matemáticos com recursos tecnológicos e, ao mesmo tempo, proporcionar condições de discutir aspectos geométricos e algébricos complementando-se um ao outro.
Coleções
- Educação Matemática [27]