Uma proposta para o ensino de funções através da utilização de objetos de aprendizagem
Fecha
2013-04-15Metadatos
Mostrar el registro completo del ítemResumen
O presente trabalho tem como objetivo apresentar uma proposta para a introdução e
exploração dos principais conceitos presentes no estudo de funções afins e quadráticas. Esta
proposta foi elaborada a partir da constatação, através de estudos preliminares, da existência
de dificuldades em relação à compreensão e aprendizagem dos conceitos relacionados a este
tema. Considerando a importância do estudo de funções no currículo escolar e na
compreensão de fenômenos relacionados a diversas áreas do conhecimento, as atividades que
compõem esta proposta estão fundamentadas nas ideias de que a aprendizagem se dá através
de um processo de construção do conhecimento e pela interação social. Além disso,
acreditando que a contextualização dos conteúdos e a interdisciplinaridade corroboram para a
aprendizagem significativa da matemática, nosso trabalho propõe uma sequência de
atividades que, a partir de problemas reais, pretende explorar os principais conceitos presentes
no estudo de funções afins e quadráticas. Para auxiliar os alunos na resolução dos problemas e
na exploração destes conceitos, utilizamos os objetos de aprendizagem, mais especificamente,
os softwares Tracker e GeoGebra. Acreditamos que esta proposta poderá contribuir para a
melhoria da qualidade do ensino da matemática e mais especificamente para o ensino de
funções. Além disso, este trabalho poderá servir como inspiração aos professores de
matemática para a criação de novas metodologias de ensino.