Sequência didática para o ensino de funções afim, quadrática, exponencial e logarítmica
Resumo
Esta Dissertação tem como objetivo apresentar a análise dos resultados obtidos através da
aplicação do Software educativoGeoGebra no ensino de Funções Afim, Quadrática,
Exponencial e Logarítmica. O estudo classifica-se como descritivo bibliográfico e
quantitativo. No capítulo 1 apresenta-se a abordagem histórica da Matemática, Álgebra, e
Funções, além do conhecimento e importância do ensino da Matemática no Ensino Médio e a
aplicabilidade do Software GeoGebra no ensino de Funções. No capítulo 2 apresenta-se a
aplicação da pesquisa e análise dos resultados. As atividades da experiência didática foram
aplicadas a uma escola de Ensino Médio da Rede Estadual de Ensino em Frederico
Westphalen, Rio Grande do Sul e as mesmas ocorreram em cinco quintas-feiras, com 3 horas
de duração, perfazendo um total de 15 horas/atividade. Com este estudo comprovamos que a
utilização adequada da tecnologia de informação e comunicação permite resultados positivos
no conhecimento, aperfeiçoa o ensino e a aprendizagem da Matemática.