Marketing cultural - guia de proposta para solicitação em diversas entidades
Fecha
2010-03-30Metadatos
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Nesse estudo, o Marketing Cultural está associado diretamente ao termo Mecenato que
expressa a política de financiamento público para a cultura, onde supõe-se tanto a
coordenação entre agentes estatais, privados e o campo dos produtores culturais quanto os
objetivos do financiamento.
Os incentivos fiscais são parte do sistema de financiamento e se constituem em
instrumento do poder público para direcionar e estimular a presença de recursos privados em
segmentos estratégicos.
Assim, este trabalho está composto basicamente por duas partes distintas. Na primeira
parte, delimita-se o campo conceitual, passando-se por uma breve contextualização histórica,
procurando-se identificar, a partir de bases empíricas, as tendências do Mecenato no Brasil, e
traçando-se as diretrizes da política cultural implementada durante o período de
redemocratização brasileira. Na segunda parte, são apresentadas algumas das principais
empresas patrocinadoras da cultura no Brasil, os valores e as formas de investimentos,
relativo ao período de 2008, bem como a apresentação das principais etapas necessárias na
elaboração de um Projeto Cultural.