A autenticidade e a organicidade nos acervos fotográficos do patrimônio documental à luz da diplomática contemporânea
Fecha
2016-05-25Metadatos
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Esta pesquisa procurou analisar, com base nos princípios da Diplomática Contemporânea, elementos
e caracteres que viabilizem garantir a autenticidade e a organicidade nos acervos fotográficos do
patrimônio documental. Por muito tempo as fotografias foram tratadas como documentos
pertencentes aos arquivos especiais, já que necessitavam ser armazenadas em ambientes
diferenciados dos locais onde eram guardados os documentos textuais, considerando suas
especificidades de suporte, e recebiam tratamento técnico diferenciado dos demais documentos. Em
decorrência dessa separação física, as fotografias não recebiam tratamento arquivístico adequado,
tornando-se meras massas documentais acumuladas, afetando suas relações orgânicas e
autenticidade. Atualmente, com as facilidades proporcionadas pelo uso das tecnologias digitais, a
situação dos acervos fotográficos pode ficar ainda mais comprometida. As fotografias são produzidas
e difundidas rapidamente em meio digital, podendo perder facilmente sua identidade, sua
proveniência, sua organicidade e todas as informações que deveriam se manter vinculadas a ela,
ferindo sua autenticidade. A pesquisa foi realizada no âmbito de duas Universidades Federais de
Ensino Superior IFES (UFAM e UFSM), onde foram feitas entrevistas com os produtores das
fotografias e enviados questionários aos arquivos centrais das instituições, via e-sic, visando
compreender como se dá o tratamento arquivístico das fotografias. Esta pesquisa caracteriza-se
como exploratória, do ponto de vista dos objetivos, possui abordagem qualitativa e natureza aplicada.
A organicidade e a autenticidade das fotografias pertencentes ao patrimônio documental arquivístico
estão intimamente ligadas ao tratamento que será dado a elas durante toda seu ciclo vital. Diante
disso, a análise e discussão dos resultados foi pautada em três eixos considerados basilares para
garantir a autenticidade e a organicidade dos acervos fotográficos do patrimônio cultural: a
manutenção da cadeia de custódia das fotografias digitais com a utilização de sistemas confiáveis
para proceder o gerenciamento e a gestão arquivística das fotografias digitais; a compreensão acerca
das especificidade e complexidades dos documentos arquivísticos digitais, visando propor a
realização de procedimentos para tratar adequadamente as fotografias como documentos
arquivísticos digitais; a inserção das fotografias nos programas de gestão documental das
instituições, de acordo com o que preconiza a Resolução 41, publicada recentemente pelo CONARQ.
Concluiu-se que o controle da produção das fotografias, o correto armazenamento, a preservação
das características dos documentos arquivísticos, a adequação dos planos de classificação visando
contemplar as fotografias, a atribuição de códigos à fotografias já na sua produção, a realização de
procedimentos de eliminação baseados na avaliação de documentos e a execução de todos esses
procedimentos via Sistemas Informatizados de Gestão Arquivística que sigam os requisitos do e-ARQ
Brasil evitam o surgimento de massas documentais acumuladas e o desmembramento dos conjuntos
documentais, garantindo que as fotografias mantenham suas relações orgânicas, além de se
manterem integras e autênticas. O atingimento do objetivo geral desta pesquisa, viabilizou a
elaboração das recomendações para garantir a autenticidade e a organicidade nos acervos do
patrimônio documental, voltada aos setores produtores de fotografias das instituições e arquivos
centrais que emanam políticas para esses setores. Salienta-se que esta pesquisa, pioneira em seu
contexto, deverá ser ampliada no sentido de contemplar todos os assuntos referentes à cadeia de
custódia e gestão de documentos arquivísticos digitais no que tange a fotografia.