Projeto político-pedagógico: desafios encontrados para a elaboração numa escola do campo
Abstract
Estudos sobre o Projeto político-pedagógico das escolas têm aumentado nos
últimos anos entre pesquisadores, professores, gestores e instituições de ensino,
além de ser muito defendido nas políticas educacionais na busca de uma educação
de qualidade. A legislação institui que sua construção deve ser através de um
processo democrático destacando a participação de todos. A realidade das escolas
do campo traz uma reflexão profunda sobre a gestão democrática defendida nas
legislações vigentes. Portanto, esta monografia buscou investigar o conhecimento
dos professores e direção de uma escola do campo com relação ao Projeto políticopedagógico.
Tendo como objetivos específicos descrever como ocorre a construção
do PPP na escola; identificar a concepção que os professores têm e apontar as
ações desenvolvidas pela direção escolar para o conhecimento e execução do
Projeto político-pedagógico; identificar os desafios encontrados e as possibilidades
para que esta construção seja realmente democrática e participativa numa escola do
campo. Como metodologia utilizou-se uma abordagem qualitativa, cujo instrumento
de pesquisa foi um questionário aplicado junto aos professores e direção de uma
escola do campo, do município de Lagoa Bonita do Sul/RS, no período de 15 a 30
de outubro de 2013.Com este trabalho pode-se observar que nas escolas a troca
constante de professores é realidade e isto acaba prejudicando a qualidade do
ensino, pois os docentes não conseguem conhecer e por em prática o Projeto
político-pedagógico da escola que atua. Faltam ações por parte do diretor escolar
para oferecer conhecimento e avaliação do PPP aos professores. Quanto ao
questionário aplicado a direção escolar pode-se observar que esta troca constante
de docentes, a falta de conhecimento do PPP e a pouca participação ativa das
comunidades escolar e local nas decisões escolares tornam-se desafios para pôr em
prática uma gestão democrática. Entretanto, os professores, indicaram a falta de
ações mais pontuais o que contribui para este distanciamento existente entre família
e escola que é característica da maioria das escolas do campo. Desta forma
observou-se a necessidade de gestores preparados que possuam conhecimento das
políticas públicas educacionais e também da realidade daquela comunidade local
para desenvolver atividades que vem ao encontro das necessidades e expectativas
da cultura regional existente.
Collections
- Gestão Educacional - EaD [951]
The following license files are associated with this item: