Aprendizagem sobre aprendizagem no âmbito das ONGs agroecológicas: o caso do CETAP
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2016-08-23Metadatos
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No final da década de 1970 e durante toda a década de 1980 se reorganizam os movimentos populares, trazendo à tona a necessidade de se repensar o modelo agrícola e apresentar soluções para a crise da agricultura industrial. Neste contexto nasceu o movimento da agricultura alternativa que, na década de 1990 assumiu a Agroecologia como referencial para sua atuação. Assim, se colocou para esse movimento o desafio de construir uma nova agricultura (mais sustentável), o que requeria a geração de novos referentes. A presente pesquisa procurou compreender os condicionantes e a dinâmica dos processos de geração de referentes no âmbito das ONGs agroecológicas. Especificamente, abrangeu: Identificar e analisar a importância concedida pelas ONGs agroecológicas à geração de referentes; Caracterizar a natureza dos referentes gerados pelas ONGs agroecológicas; e Descrever os condicionantes e a dinâmica do processo de geração de referentess pelas ONGs agroecológicas a partir de um estudo de caso. Para atender esses propósitos foi realizada revisão bibliográfica visando a caracterização do contexto para compreensão da importância da geração de referências frente a missão institucional das ONGs agroecológicas, analise sistemática de artigos publicados nas revistas Agroecologia y Desarrollo e Agriculturas com vistas a identificação da natureza dos referentes gerados e estudo de caso do CETAP (RS) para descrever os condicionantes e a dinâmica do processo de geração de referentes. A pesquisa propõe a necessidade de interpretar a construção de referentes como processo que se dá no movimento, e que está em permanente movimento fruto de aprendizagem.
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