"A gente brinca de sonhar" com crianças de 4 e 5 anos da educação infantil
Resumo
“A gente brinca de sonhar” Com crianças de 4 e 5 anos da Educação Infantil, surgiu da curiosidade em saber como o brincar livre esta sendo visto na Educação Infantil deste município. Com meus questionamentos a respeito deste assunto, meu caderno embaixo do braço e meus apetrechos para registro, parti para as observações em turmas de Educação Infantil, realizando pesquisa de campo, fiz um recorte da realidade encontrada com suas peculiaridades e curiosidades. Questiono aqui a abrangência do brincar espontâneo, como esta sendo visto e qual sua importância no cotidiano dessas escolas. Foram esses pensamentos na cachola, que me levaram a aprofundar os estudos nesse assunto. Nessa caminhada busquei compreender ainda mais essa necessidade da brincadeira criativa e espontânea na vida desses pequenos sujeitos sociais, e o papel do professor frente a esse brincar. Percebi que o brincar livre esta perdendo espaço, tempo e força no dia a dia das crianças, tendo uma posição menos nobre no planejamento do professor e deixando de fazer parte do currículo da Educação Infantil como deveria. Com um brincar espontâneo, com utilização de diferentes objetos (materiais não estruturados, orgânicos), em um ambiente provocador, ele pode ser compreendido como uma experiência interna, de maneira inteira e plena pelo sujeito. É brincando que se consegue aprender o que é preciso para se viver. E então, vamos resgatar a infância que ainda vive em nós? Olhar com o mais aguçado olho e talvez até participar dessa brincadeira?! Possibilitando às crianças viverem a plenitude de sua infância.
Coleções
Os arquivos de licença a seguir estão associados a este item: