O brincar como estratégia no acolhimento a crianças em situação de vulnerabilidade social - um estudo de caso em Santo Augusto - RS
Abstract
O presente estudo visa problematizar como o brincar tem sido utilizado enquanto
estratégias no acolhimento e na intervenção pedagógica com crianças e famílias em situação
de vulnerabilidade no Centro de Referência em Assistência Social (CRAS) situado no
município de Santo Augusto - RS. Neste sentido, cabe destacar que partindo do entendimento
de que brincar é algo imprescindível e inerente no processo de constituição da criança, o
CRAS possui uma brinquedoteca. Tal espaço é destinado ao desenvolvimento de atividades
lúdicas e como forma de atendimento as especificidades e demandas das infâncias que
buscam apoio neste espaço, incluindo o fortalecimento dos vínculos afetivos entre crianças e
respectivas famílias. Para tanto, os referências teóricos utilizados decorrem dos estudos
realizados no decorrer do Curso de Especialização em Docência na Educação Infantil,
ofertado pela Universidade de Santa Maria, entre os quais citam-se os estudos sobre a
sociologia da infância (tais como Manuel Sarmento, Sônia Kramer, Clarice Cohn, entre
outros) além de pesquisas que enfatizam o relevância do brincar (incluindo autores/as como
Kishimoto, Winnicott, entre outros). A metodologia utilizada pautou-se no estudo de caso a
partir da contextualização do bairro onde o CRAS está inserido e da realização de entrevistas
semiestruturadas e observações com os sujeitos (crianças, equipe de profissionais e famílias).
Os dados produzidos evidenciam a relevância da atuação do CRAS, em especial, a
importância da brinquedoteca enquanto espaço de acolhimento e potencializador dos laços
afetivos entre crianças e adultos possibilitando a vivência de experiências lúdicas, o resgate da
autoestima, a cooperação, entre outros fatores. O estudo aponta ainda a importância de que as
políticas públicas tanto no âmbito da educação quanto na assistência social pautem-se nas
especificidades das crianças e infâncias e que o brincar seja priorizado na organização dos
tempos e espaços.
Collections
The following license files are associated with this item: